samsung promove graduação de startups que impulsionam a jornada de inovação

Quais as dores da sua empresa e como saná-las?

5 minutos de leitura

Startups podem impulsionar jornada de inovação das empresas ao levar agilidade na resolução de problemas.



Por Redação em 29/01/2020

Startups podem impulsionar jornada de inovação das empresas ao levar agilidade na resolução de problemas.

Você pode encarar a pergunta deste título como uma provocação. Em meio a corrida da transformação digital, é praticamente um consenso que a jornada de inovação de uma companhia será mais “suave” quando ela busca por parcerias.

Veja um exemplo clássico disso. Se você utiliza a computação em nuvem para escalar os negócios, provavelmente a contratação de um centro de operações de segurança (também conhecido pela sigla SOC) terceirizado, como o da Embratel, seja uma forma mais segura de garantir a atualização constante das suas soluções contra ataques, liberando sua equipe de TI para outras demandas.

Mas, claro, às vezes a sua empresa ainda tem uma estrutura tradicional, em que a validação de novos modelos de negócio acontece em um tempo maior, podendo gerar custos maiores que o esperado.

Sabemos também que mudar essa cultura não é uma tarefa fácil, ainda mais quando há a necessidade de adotar e entender os recursos tecnológicos que vão transformar o cotidiano da sua empresa e ajudar a preencher os gargalos diagnosticados.

No entanto, você pode ter em mente uma coisa: apostar na jornada de inovação é se abrir para outros mercados, como o de startups. Se você ainda não sabe muito bem o que é ou o que faz uma startup, o site da revista Exame traz uma boa definição: “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”

Lembra da provocação que fizemos no título desta publicação? Geralmente startups fornecem soluções que vão te ajudar a resolver as dores que você já diagnosticou e impulsionar a transformação digital da sua empresa.

É um ganho de ambos os lados. Para as empresas significa reduzir custo — já que não será preciso criar uma área para desenvolver soluções — e a oportunidade de agregar valor ao que ofertam. Para as startups, é a possibilidade de encontrar o modelo de negócios que mencionamos acima.

Como se aproximar de startups?

Por mais que uma startup desenvolva soluções que vão acelerar os seus negócios, tenha em mente que não é qualquer uma que vai te levar a esse objetivo. O processo de busca começa internamente. Antes de tudo, questione-se: “como ela vai me ajudar e o que posso oferecer em troca?”.

Quando suas necessidades estiverem bem mapeadas, é hora de conhecer as opções que mais se encaixam ao que você precisa. Existem diversas iniciativas para aproximar grandes empresas e startups. Uma rodada de investimento é um exemplo.

Uma rodada de investimento, como explica a Nubank em seu blog, é uma oportunidade que uma startup tem para captar dinheiro de uma empresa. Em resumo, é tentar te convencer que o modelo de negócio deve receber um investimento financeiro.

Também é possível que empresas, digamos, tradicionais trabalhem lado a lado com esse grupo de pessoas. É o que acontece, por exemplo, no inovabra Habitat, em São Paulo. O edifício reúne startups, companhias consolidadas, investidores, fornecedores de tecnologia, enfim, todos os atores que podem fazer parte de um ecossistema de inovação.

Outra oportunidade de conexão é participar de eventos de graduação de startups, como o Samsung Creative Startups. A iniciativa da Samsung apresenta ao mercado os negócios que receberam mentoria e treinamento da fabricante.

Já o Sebrae-SP conta com seis programas para ajudar negócios com potencial de escala. Além disso, o órgão realiza anualmente uma feira de empreendedorismo para apoiar e fomentar o ecossistema de inovação entre empresas e startups.

3 exemplos de como startups podem impulsionar a jornada de inovação

Como você deve ter percebido, a jornada de inovação acontece quando você encontra outras empresas que vão ajudar a transformar os seus negócios. Identificar as suas dores e encontrar os parceiros certos são duas ações importantes para atingir esse objetivo de maneira mais rápida.

Se você tem dúvidas de quais são as suas necessidades, o Mundo + Tech conversou com três startups que possuem soluções para três setores diferentes: varejo, agronegócio e saúde. Elas participaram do programa de aceleração da Samsung e contam quais dores do mercado tentam resolver.

1. A dor do agronegócio: prever quando pragas irão atacar uma plantação

Imagine que a sua empresa seja do agronegócio e tenha um gasto acima do desejado com produtos químicos nas plantações por conta de pragas e doenças agrícolas. Essa falta de previsibilidade com certeza vai gerar redução de eficiência e rentabilidade em seu negócio.

É essa falta de previsibilidade que a Tarvos, startup de Campinas (São Paulo), espera sanar. A empresa criou uma solução para monitoramento automatizado de pragas em uma lavoura. De um lado, há uma antena com sensores IoT. Do outro, um tablet com aplicação analítica.

A antena com sensores IoT é instalada no campo para fotografar as pragas e o período que elas se aproximam da plantação. As imagens são enviadas para um banco de dados e um algoritmo vai ser o responsável em fazer a identificação da espécie.

Os resultados, então, são enviados para um aplicativo móvel. Assim, os agricultores vão ter informações em tempo real da lavoura, dos tipos de praga e uma probabilidade de uma peste atingir a plantação.

Com isso, é possível tomar medidas preditivas sobre qual melhor pesticida usar e a quantidade para evitar perdas em toda a cadeia de produção.

2. A dor do varejo: ter as melhores estratégias de marketing para o cliente

O consumidor hoje é digital e a sua fidelização é um grande desafio para as empresas. Se o seu negócio é do setor varejista, então você sabe muito bem que muitas decisões do time de marketing são baseadas em estudos de mercado.

O problema é que esses estudos nem sempre saem no tempo que você precisa para alavancar os seus resultados. Parte disso é por conta do tempo de divulgação das tendências que esses relatórios levam, ou até mesmo da disponibilidade dos profissionais de analisarem e decidirem a melhor estratégia.

Para diminuir esse gap, a Birdie, startup de São Carlos (São Paulo) criou uma solução baseada em Analytics e Inteligência Artificial para automatizar insights sobre a experiência de consumidores com produtos e serviços.

A plataforma reúne dados de várias fontes, como:

  • Reviews de usuários em sites.
  • Análises de especialistas.
  • Postagens e comentários em redes sociais.
  • Publicações em fóruns.
  • Base de dados da própria empresa.

Com isso, a equipe de marketing terá informações relevantes para criar estratégias que agreguem valor à jornada de compra do cliente, além de reduzir o orçamento previsto para a compra de pesquisas de mercado.

3. A dor da saúde: trazer segurança e eficiência no uso de ventilação mecânica

A ventilação mecânica é uma técnica terapêutica usada em pacientes graves que não conseguem respirar espontaneamente. Se você já assistiu a série Grey’s Anatomy, a aplicação da técnica até parece ser algo fácil. Mas não é. Mas o problema é que estudantes de medicina aqui do Brasil só aprendem a aplicar essa técnica em pacientes reais.

Já deu para perceber a complexidade da ventilação mecânica, não é? Para evitar o óbito de pacientes por falta de uma técnica segura, a Sensus Creation, startup de Manaus (Amazonas), desenvolveu o RealVM para estudantes treinarem a ventilação mecânica.

O RealVM é simulador de realidade virtual que dá, aos estudantes, uma imersão em um ambiente hospitalar em que eles podem programar um aparelho de ventilação mecânica. O equipamento é conectado a um paciente virtual e cada alteração no paciente gera uma resposta “fisiológica”.

Além disso, a plataforma permite que os estudantes testem casos clínicos a partir de uma base de dados. Após todo o procedimento virtual ser finalizado, a solução vai informar se a técnica foi executada da maneira mais adequada ao paciente.

Aposte em parcerias para a jornada de inovação da sua empresa

Uma coisa é certa: criar um departamento de pesquisa e desenvolvimento para impulsionar a jornada de inovação custa mais do seu orçamento do que se aproximar de outras empresas e startups.

Quando você busca por parcerias, sua empresa vai se envolver com diversos times, com as experiências mais distintas, para trazer a melhor solução para os negócios, garantindo agilidade e até mesmo o desenvolvimento de novas soluções.

Principais destaques desta matéria:

  • Companhias podem fechar parcerias com startups para impulsionar jornada de inovação.
  • Empresas podem ganhar agilidade e, as startups, encontrar um modelo de negócio escalável.
  • Confira três startups que apresentaram soluções para os problemas de três setores: agronegócio, varejo e saúde.


Matérias relacionadas

mwc 2024 Inovação

Mulheres conquistam espaço no MWC, em Barcelona

Além de mais espaço para as mulheres no palco principal, MWC organizou o Summit Diversity4Tech para discutir diversidade no setor de TIC

20 mulheres mais influentes em tecnologia Inovação

Quem são as 20 mulheres mais influentes no setor de tecnologia no Brasil

A Deal Maker listou as 20 mulheres mais influentes de tecnologia no Brasil nos últimos tempos, considerando premiações, impacto e esferas de influência

dados pessoais inteligencia artificial Inovação

SXSW: dados pessoais são usados para treinar inteligência artificial

Assunto foi tema no SXSW, festival de inovação e criatividade que aconteceu em Austin, nos Estados Unidos

awsome women community Inovação

AWSome Women Community celebra participação feminina em tecnologia

Evento capitaneado pela AWS promove a diversidade e inclusão em tech