Thiago Chueiri, da PayPal, fala sobre experiência do usuário na Amcham Talks 2019

4 perguntas sobre experiência mobile para Thiago Chueiri, do PayPal

2 minutos de leitura

O brasileiro passa em média 5 horas por dia dentro do seu aparelho celular. Muitas decisões são tomadas neste aparelho, dentre eles onde ele vai comprar um produto ou contratar um serviço. Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios e de Grandes Empresas do PayPal Brasil, esteve no Amcham Talks 2019 para falar sobre a importância de construir uma experiência mobile que fidelize o seu cliente. Confira, a seguir, a conversa que o executivo teve com o Mundo+Tech.



Por Redação em 15/04/2019

O brasileiro passa em média 5 horas por dia dentro do seu aparelho celular. Muitas decisões são tomadas neste aparelho, dentre eles onde ele vai comprar um produto ou contratar um serviço. Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios e de Grandes Empresas do PayPal Brasil, esteve no Amcham Talks 2019 para falar sobre a importância de construir uma experiência mobile que fidelize o seu cliente. Confira, a seguir, a conversa que o executivo teve com o Próximo Nível.

Próximo Nível: Por que as empresas precisam ter essa preocupação com a experiência mobile?
Thiago Chueiri:
Se você fizer essa pergunta para qualquer empresa, se elas precisam se preocupar com pagamento mobile, elas provavelmente dirão que sim. Mas, se olhar a estratégia, isso não terá, necessariamente, um reflexo na operação do dia a dia. Há 20 anos, o vendedor tinha total controle da experiência daquele consumidor. Hoje o usuário tem um device à mão que acessa 5 horas por dia e tem total controle dessa experiência. Se o lojista não tiver uma experiência enxuta e bonita, colocando o consumidor na frente, esse cliente vai comprar em outro lugar, na China, por exemplo, levando o fluxo para fora.

M+T: Não é nem a questão do pagamento no celular, mas toda a experiência dele, não é?
TC:
Pagamento é um detalhe. O consumidor fala que a melhor experiência de pagamento é nenhuma. Foi o que o Uber fez no passado, eliminando o pagamento da experiência de compra. As palavras-chave são conveniência e experiência. Qual a experiência do usuário que você está entregando? Pagamento tem de ser só um detalhe, ele não pode nem perceber que isso está acontecendo. É essa a composição que resulta numa melhor experiência para o usuário.

M+T: Existe a possibilidade de um pagamento feito pelo celular ser à prova de fraude ou então ter uma maneira de minimizar isso?
TC:
100% à prova de fraude nunca vi. A fraude até ajuda empresas como a nossa a evoluir. Mas como eu mitigo isso? À níveis que sejam possíveis de você operar o seu negócio, trazendo mais consumidores. Esse balanceamento entre quantidade de consumidores que trago e o quanto disso vira fraude é o que define se o negócio vai ter sucesso ou não. O foco do PayPal está em ter as melhores taxas de gestão de fraude.

M+T: Existem soluções para evitar fraudes no pagamento?
TC:
A dupla e-mail e senha é algo que está morrendo. Estamos evoluindo agora para identificação biométrica, que é um grande salto para identificação do usuário. O próximo nível de identificação será relacionado ao comportamento. É muito difícil que alguém replique a maneira como você se relaciona com o celular, porque isso gera uma identidade comportamental. O risco de um fraudador imitar essa identidade é muito baixo. É nessa direção que o PayPal acredita que a identificação do usuário precisa caminhar. É o uso de Big Data e Machine Learning para garantir uma melhor experiência para o usuário.

Confira outras entrevistas exclusivas com os participantes do Amcham Talks 2019

Perguntas sobre inovação para André Oliveira, da Embratel
Victor Navarrete, da ACE Startups, fala sobre a corrida pela inovação na Amcham Talks 2019
Nara Zarino, do iFood, fala sobre espírito de startup na Amcham Talks
Tulio Kehdi, da Raccoon, fala sobre LGPD e segurança dos dados na Amcham Talks 2019
Arthur Rufino, CEO da JR Diesel, fala sobre inovação e negócios sociais na Amcham Talks 2019
Simone Kliass e Jason Bermingham falaram sobre assistentes virtuais na Amcham Talks 2019
Guilherme Leonel, da LexDesign, fala sobre como a inovação pode transformar e humanizar o direito na Amcham Talks 2019
Beia Carvalho palestra na Amcham talks 2019
Sérgio Alexandre, da PwC, fala sobre ser digital na Amcham Talks 2019
Felipe Barreiros, da Vaivoa, fala sobre como é empreender no Brasil na Amcham Talks 2019
João Maia, da Venturus
Bruno Bragazza, da Bosch, fala sobre os aprendizados que empresas podem ter com startups na Amcham Talks 2019

Foto: Matheus Campos/Amcham Brasil



Matérias relacionadas

Conectividade

WEG dá início à indústria 4.0 em sua fábrica em Jaraguá do Sul

Iniciativa, instalada na fábrica de Jaraguá do Sul (SC), é viabilizada por tecnologias fornecidas pela Claro, Embratel e Ericson

Conectividade

Londres lança política de inclusão digital para conectar um quarto da população

Quase 2 milhões de londrinos têm acesso limitado à Internet, enquanto 3% não tem nenhum acesso. Programa social visa atacar esse déficit.

Conectividade

Internet avança nas áreas rurais do Brasil

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, o uso de internet no país aumentou durante a pandemia, em todas as regiões, embora a conectividade no campo ainda seja menor

Conectividade

Assinaturas 5G podem chegar a 4,4 bilhões até 2027, segundo Ericsson

Número de assinaturas 5G já chegou a 1 bilhão no mundo e a percepção é que a nova tecnologia está avançando mais rápido que as antecessoras