Sérgio Alexandre, da PwC, fala sobre ser digital na Amcham Talks 2019

4 perguntas sobre ser digital para Sérgio Alexandre, da PwC

2 minutos de leitura

A inovação vai além das empresas usarem tecnologia para melhorar seus negócios. É preciso também que os colaboradores sejam digitais para trazer ainda mais valor para as companhias e os clientes. Mas como ser digital? Para Sérgio Alexandre, sócio e líder da área de Digital da PwC, é ter um propósito, como ele explica em conversa exclusiva com o Mundo + Tech.



Por Redação em 15/04/2019

A inovação vai além das empresas usarem tecnologia para melhorar seus negócios. É preciso também que os colaboradores sejam digitais para trazer ainda mais valor para as companhias e os clientes. Mas como ser digital? Para Sérgio Alexandre, sócio e líder da área de Digital da PwC, é ter um propósito, como ele explica em conversa exclusiva com o Mundo + Tech.

Mundo + Tech: O que é se transformar digitalmente?
Sérgio Alexandre:
É entender que, além das mudanças do mundo, você como pessoa precisa se transformar. Tem que enxergar o que acontece ao seu redor e, ao mesmo tempo, perceber o quão importante é você participar de todas essas mudanças de maneira que, desde o início, você tenha um propósito. Porque se você não tiver um propósito pré-definido, você vai ser simplesmente um aplicativo ou alguma coisa que possa ser substituída por uma máquina. Então, estar preparado nessa visão da transformação significa que você tem que buscar seu autoconhecimento.

M+T: Que impacto ser digital tem para a pessoa e para a empresa que ela trabalha?
SA:
Cada vez mais eu diria que o mundo vai ser dividido em outros mundos. E esses mundos terão características específicas – um mundo mais de inovação, um mais coletivista e você vai ter um mundo muito associado ao impacto social, que vai crescer bastante. Então, uma vez que você esteja alinhado a esse mundo e a sua empresa também, eu diria que você vai trabalhar feliz. Na transformação digital você não está necessariamente atrás de um emprego, você está atrás de um propósito. Eu sei que falar de propósito às vezes é fácil. O difícil é você ajudar as pessoas a definirem propósitos e [a encontrar] as empresas [que irão trabalhar] ao mesmo tempo.

M+T: E qual o papel das empresas em levar ou mostrar esse propósito para as pessoas?
SA:
É fundamental. Aqui na PwC definimos que faremos um projeto de treinamento do nosso corpo de funcionários. Estamos treinando quase 5 mil pessoas aqui no Brasil em dados, blockchain, Inteligência Artificial ao invés de trocar as 5 mil pessoas da firma. Eu poderia dizer que é fundamental que as empresas definam claramente um plano para fazer um upskilling (aprimoramento) da sua força de trabalho e não simplesmente em trocar por máquinas para gerar desemprego.

M+T: A IBM tem utilizado IA para reconhecer as habilidades dos profissionais e adequá-los em vagas que tenham a ver com eles. A PwC faz isso?
SA:
O nosso programa de upskilling usa gamificação para entender o propósito e habilidades dos colaboradores para fortalecê-los e definir um caminho para eles dentro da organização. Mas a parte mais importante do programa é a gente conseguir mapear as pessoas e, desse mapeamento, encontrar uma forma melhor de aproveitá-las.

Confira outras entrevistas exclusivas com os participantes do Amcham Talks 2019

Perguntas sobre inovação para André Oliveira, da Embratel
Victor Navarrete, da ACE Startups, fala sobre a corrida pela inovação na Amcham Talks 2019
Nara Zarino, do iFood, fala sobre espírito de startup na Amcham Talks
Tulio Kehdi, da Raccoon, fala sobre LGPD e segurança dos dados na Amcham Talks 2019
Thiago Chueiri, da PayPal, fala sobre experiência do usuário na Amcham Talks 2019
Arthur Rufino, CEO da JR Diesel, fala sobre inovação e negócios sociais na Amcham Talks 2019
Simone Kliass e Jason Bermingham falaram sobre assistentes virtuais na Amcham Talks 2019
Guilherme Leonel, da LexDesign, fala sobre como a inovação pode transformar e humanizar o direito na Amcham Talks 2019
Beia Carvalho palestra na Amcham talks 2019
Felipe Barreiros, da Vaivoa, fala sobre como é empreender no Brasil na Amcham Talks 2019
João Maia, da Venturus
Bruno Bragazza, da Bosch, fala sobre os aprendizados que empresas podem ter com startups na Amcham Talks 2019

Foto: Matheus Campos/Amcham Brasil



Matérias relacionadas

Curitiba cidade mais inteligente do mundo Inovação

Curitiba recebe reconhecimento como cidade mais inteligente do mundo

World Smart City Awards, promovido pela Fira Barcelona, reconheceu Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo em 2023

inteligencias individual social e artificial Inovação

O que você sabe sobre as Inteligências Individual, Social e Artificial?

Em e-book, Silvio Meira, André Neves e convidados tratam das potencialidades da IA como extensão das capacidades humanas

ia em saas Inovação

Empresas de SaaS surfam com Inteligência Artificial

Recursos são integrados a outras plataformas e personalizados, em alguns casos

empresas apostam em IA generativa Inovação

Gartner: 55% das empresas apostam em IA generativa

A pesquisa contou com a participação de 1400 líderes executivos, durante webinar