5G vai impulsionar novas startups

< 1 minuto de leitura

Soluções que anteriormente não eram possíveis se tornarão viáveis com o 5G, abrindo um leque de possibilidades de novos negócios



Por Redação em 03/03/2022

O 5g permitirá que a velocidade de transmissão de dados seja cerca de dez vezes maior do que o padrão anterior (4G), alcançando em torno de 1Gbps (gigabits por segundo). Isso deverá viabilizar modelos de negócios que até então não eram viáveis, uma vez que a latência (tempo entre envio e resposta) do serviço de comunicação será reduzida. 

Para o presidente da Brasil Startups, Hugo Giallanza, a maior velocidade, aliada à redução de problemas de comunicação e interrupções, abre inúmeras oportunidades. “Vão surgir grandes possibilidades para área de saúde, por exemplo, na qual cirurgias vão poder ser desenvolvidas via telemedicina. Outras áreas poderão utilizar mecanismos de telepresença, de autoatendimento ou mesmo serviços robotizados”, afirmou, em entrevista ao Jornal de Brasília.

Soluções de realidade virtual e aumentada devem crescer

Além da área de saúde, inúmeros negócios poderão ser beneficiados com o 5G. Exemplos não faltam. Até mesmo serviços de recuperação veicular poderão ganhar produtividade, aponta o Jornal de Brasília, pois a análise de imagens em tempo real será muito mais eficiente. 

Para Leonardo Valença, conselheiro do programa Start-Up Brasil, a chegada do 5G trará também novas vagas de emprego e até o desenvolvimento de novas carreiras. Em entrevista à Agência Brasil, ele afirmou que o novo padrão de conectividade pode ajudar não apenas a viabilizar novos negócios, mas também contribuir para que empreendimentos baseados em tecnologia ganhem escala. 

“O 5G contribui para o aumento de performance dos softwares, por um custo menor. A quantidade de dispositivos conectados na rede e a quantidade de dados gerados. E isso cria inúmeras oportunidades: carros autônomos são um exemplo. A gestão de combustível, manutenção, alertas de segurança e trânsito, mapas em tempo real. Todas essas aplicações serão viabilizadas e abrem espaço para a criação de soluções cada vez mais inovadoras”, disse ele. 



Matérias relacionadas

Conectividade

WEG dá início à indústria 4.0 em sua fábrica em Jaraguá do Sul

Iniciativa, instalada na fábrica de Jaraguá do Sul (SC), é viabilizada por tecnologias fornecidas pela Claro, Embratel e Ericson

Conectividade

Londres lança política de inclusão digital para conectar um quarto da população

Quase 2 milhões de londrinos têm acesso limitado à Internet, enquanto 3% não tem nenhum acesso. Programa social visa atacar esse déficit.

Conectividade

Internet avança nas áreas rurais do Brasil

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, o uso de internet no país aumentou durante a pandemia, em todas as regiões, embora a conectividade no campo ainda seja menor

Conectividade

Assinaturas 5G podem chegar a 4,4 bilhões até 2027, segundo Ericsson

Número de assinaturas 5G já chegou a 1 bilhão no mundo e a percepção é que a nova tecnologia está avançando mais rápido que as antecessoras