6 motivos para investir em outsourcing de TI | Mundo + Tech

2 minutos de leitura

Preservar o capital focando os gastos em despesas operacionais é uma das razões mais atrativas para deixar TI nas mãos de especialistas A terceirização de algumas ou de todas as funções do setor de Tecnologia da ...



Por Redação em 30/04/2018
Preservar o capital focando os gastos em despesas operacionais é uma das razões mais atrativas para deixar TI nas mãos de especialistas

A terceirização de algumas ou de todas as funções do setor de Tecnologia da Informação de uma empresa é chamada de Outsourcing de TI. Para dar exemplos: a gestão de redes locais (LANs); a gestão de infraestrutura e da rede WiFi ou a solução de problemas de microinformática – que diz respeito ao inventário de computadores, mouses, teclados, impressoras, telefones IP e projetores.

“Quando uma empresa opta por terceirizar essas manutenções, ela tem os serviços de monitoramento e suporte técnico completo, substituindo os gastos de capital por despesas operacionais”, cita Claudio Vitto, gerente de Produto da Embratel.

Mas essa é apenas uma das vantagens. Confira outras seis razões:

1. Unificação de contratos e fornecedores

Em vez de cada serviço da empresa ser atendido por um fornecedor diferente, com vários contratos e pouca compatibilidade, é muito mais eficaz ter a Tecnologia (TI, Conectividade e Mobilidade) gerida de forma integrada.

2. A empresa pode focar em suas atividades principais

No lugar de criar departamentos e contratar profissionais capacitados para atuar em áreas diversas em uma empresa, o foco pode ser 100% aplicado na atividade-fim do negócio. Poder terceirizar o gerenciamento de um departamento de Tecnologia e concentrar todo o escopo no seu próprio setor é uma vantagem.

3. O fornecedor assume os riscos da operação por meio de SLA

Quando se compra um plano de Outsourcing de TI, a empresa também está terceirizando os riscos. Em casos de funcionamento anormal dos ativos (sejam instalados ou potenciais), de queda da rede ou da internet, existem protocolos de atendimento, solução, disponibilidade e performance para que os problemas sejam solucionados no tempo necessário. Isso pode ser interessante para a gestão da “missão crítica”, por exemplo: vendas por meio de e-commerce, dados bancários transacionais, etc.

4. Custo de investimento de capital (CapEx) x custo operacional (OpEx)

Quando não se terceiriza uma operação, ou seja, não se opta pelo Outsourcing, é preciso investir recursos próprios para suportar todo o ambiente. No caso da área de TI, deve-se comprar ativos para executar todas as tarefas da empresa, por exemplo. Isso significa gastar em bens de capital (CapEx). Já o custo OpEx representa arcar apenas com os custos de manutenção do serviço terceirizado. Os bens de capital ficam a encargo da empresa de Outsourcing. Assim, é mais barato e ágil utilizar uma operação de terceiros do que estabelecer uma própria.

5. Eficiência por meio do conhecimento do provedor e da utilização de melhores práticas

Delegar a tarefa para quem tem expertise e domínio da área é a opção mais vantajosa. Um player especializado saberá construir o projeto ideal, definindo as prioridades e otimizando os recursos. Além disso, terá conhecimento do mercado para utilizar equipamentos e serviços, aplicar as práticas corretas e manter a empresa na ponta – características muito importantes no universo da tecnologia.

6. Parceria estratégica

Hoje, um dos pontos determinantes para o sucesso de um negócio é formar as melhores parcerias. Buscar esses pares deve levar em conta alguns aspectos fundamentais, como solidez econômica, abrangência, flexibilidade e sinergia. As empresas prestadoras de serviços precisam atender à demanda e ao orçamento, ajustando-se ao conjunto da empresa como uma peça de quebra-cabeça.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

ciberataques na nuvem Estratégia

Ciberataques na nuvem se tornam mais frequentes e perigosos

Relatório da CrowdStrike revela que esse tipo de ataque cresceu em 75% dos casos em 2023

tic Estratégia

Demandas por cloud e segurança crescem com a expansão do ecossistema de TIC

Consolidação da IA e IoT exige cada vez mais investimentos em tecnologias habilitadoras e em segurança

daniel feche Estratégia

“Experiência do cliente é mais foco do que nunca no varejo”

Daniel Feche, head de Varejo para Soluções Digitais da Embratel, destaca que a tecnologia é essencial para garantir a melhor experiência de consumo

roberta buzar Estratégia

Olhar feminista vem de casa e ganha força a cada geração

Roberta Buzar, da Embratel, conta como a mãe, a chefe e outras mulheres a empoderaram, e mostra que essa corrente se mantém