Boa parte das empresas não possui um processo estabelecido para gestão de incidentes com papéis muito bem definidos. Sendo assim, é melhor que as grandes decisões sejam tomadas por meio de uma análise colegiada
1
Não tome grandes decisões sozinho
Se você não estiver preparado para estar nesse lugar, não exerça essa posição. Toda e qualquer decisão de negociação deve ser muito bem estruturada, como uma decisão corporativa
Não seja o negociador
2
Conhecer os ativos e saber onde as fragilidades residem, facilita bastante a interlocução e tomada de decisão. Ter protocolos específicos para casos não tão óbvios também ajuda
3
Não confie no outro lado
É necessário mergulhar no incidente, entender o que realmente aconteceu. Existe um gatilho emocional que busca respostas imediatas com foco na normalidade. Não caia nessa!
4
Não subestime o problema: investigue profundamente
O incidente cibernético tem de ser comunicado a “quem é de direito”, verificando-se quais são as partes interessadas e o que é preciso liberar para elas
5
Não economize na diligência e transparência
Quer saber quais são as outras 5 dicas e obter mais detalhes sobre estas que já foram contadas?