Incidente cibernético? Veja 10 dicas do que não fazer

Boa parte das empresas não possui um processo estabelecido para gestão de incidentes com papéis muito bem definidos. Sendo assim, é melhor que as grandes decisões sejam tomadas por meio de uma análise colegiada

1

Não tome grandes decisões sozinho

 Se você não estiver preparado para estar nesse lugar, não exerça essa posição. Toda e qualquer decisão de negociação deve ser muito bem estruturada, como uma decisão corporativa

Não seja o negociador

2

Conhecer os ativos e saber onde as fragilidades residem, facilita bastante a interlocução e tomada de decisão. Ter protocolos específicos para casos não tão óbvios também ajuda

3

Não confie no outro lado

É necessário mergulhar no incidente, entender o que realmente aconteceu. Existe um gatilho emocional que busca respostas imediatas com foco na normalidade. Não caia nessa!

4

Não subestime o problema: investigue profundamente

O incidente cibernético tem de ser comunicado a “quem é de direito”, verificando-se quais são as partes interessadas e o que é preciso liberar para elas

5

Não economize na diligência e transparência

Quer saber quais são as outras 5 dicas e obter mais detalhes sobre estas que já foram contadas?