Omnichannel é uma estratégia para empresas garantirem uma boa experiência de compra do consumidor

A importância do omnichannel na nova jornada do cliente

< 1 minuto de leitura

Omnichannel ajuda empresas a melhorar a experiência de compra do consumidor, como mostra publicação da Negócios Digitais da Embratel.



Por Redação em 18/04/2019

Principais destaques:
– Jornada de compra do consumidor não é mais linear;
– Hoje, experiência do cliente combina meio físico e digital;
– Empresas podem utilizar o omnichannel como estratégia para acompanhar essas mudanças;
– Um exemplo é o uso de Inteligência Artificial em chatbots;
– Tema é destaque na publicação Negócios Digitais (ND) da Embratel

A jornada do consumidor não é mais a mesma. Se antes o usuário se deslocava até uma loja para adquirir algum bem, agora ele utiliza um smartphone para encontrar aquilo que precisa e, às vezes, finaliza a compra pelo próprio dispositivo. O cenário atual do varejo mostra um consumidor que embarca em uma experiência que combina o meio físico e digital e as empresas precisam encarar o desafio de criar uma estratégia omnichannel para o sucesso dos negócios.

41% dos consumidores brasieliros fazem compra via smartphone.

Fonte: Global Consumer Insights Survey (PwC)

“Fazer a orquestração desse modelo não é tarefa fácil, mas também não é questão de escolha”, disse Gabriel Rossi, especialista em construção e gerenciamento de marcas e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em entrevista à publicação Negócios Digitais (ND) da Embratel. Na matéria “A vez do Omnichannel”, ele conversa um pouco sobre este universo e traça um breve perfil do consumidor contemporâneo.

79% dos brasileiros fazem suas compras utilizando o modelo omnichannel

Fonte: Criteo

O texto ainda traz um papo rápido com Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel, que fala sobre o uso da Inteligência Artificial em chatbots para melhorar a experiência do cliente. Até 2020, a Gartner prevê que 85% das interações com os consumidores serão geridas pela IA. “Mais que um diferencial competitivo, considero uma necessidade”, comentou o executivo.

Acesse a publicação Negócios Digitais e leia a íntegra desta matéria.



Matérias relacionadas

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais

startups embratel Inovação

Aquisições estratégicas impulsionam a inovação, mostra Embratel, no Web Summit Rio

Ao buscar a aquisição de uma startup, a Claro e a Embratel preservam as culturas corporativas, ao mesmo tempo em que procuram empresas que se adequem ao seu modelo estratégico de negócio

hiperpersonalizacao cliente Inovação

Hiperpersonalização: o cliente está mesmo no centro das estratégias

Operação brasileira do Burger King usa inteligência artificial e machine learning para personalizar cada vez mais as ofertas aos clientes, que assumiram, de fato, o core da estratégia da companhia

inovacao corporativa Inovação

Inovação corporativa depende do desenvolvimento de competências

Adaptação contínua, visão estratégica e colaboração estão entre alguns atributos das empresas mais inovadoras, destacam especialistas