As tecnologias que estão revolucionando a odontologia

As tecnologias que estão revolucionando a odontologia

2 minutos de leitura

Robôs, imagens inteligentes, realidade virtual e equipamentos modernos ajudam no diagnóstico de pacientes e até mesmo em procedimentos cirúrgicos.



Por Redação em 07/06/2019

Principais destaques:
– Odontologia tem aproveitado cada vez mais tecnologias;
– Na China, robô é usado para fazer implantes dentários em pacientes;
– Raio X com compartilhamento em tempo real do resultado, realidade virtual e células-tronco são algumas inovações utilizadas para tratamento dos pacientes.

O setor da saúde pode se beneficiar bastante com o uso de tecnologia. Na China, por exemplo, tem sido comum a utilização de robôs para realizar implantes dentários em pacientes. O país tem uma demanda de 1 milhão de implantes por ano, mas não há cirurgiões dentistas qualificados para suprir toda a demanda.

Por lá, o Hospital Estomatológico da Quarta Universidade Médica Militar, com sede em Xiam, e o Instituto de Robôs da Universidade Beihang, em Pequim, desenvolveram um robô capaz de realizar procedimentos para superar a falta de dentistas na região e também reduzir os erros cirúrgicos.

O primeiro caso aconteceu em setembro de 2017, quando um robô foi capaz de realizar sozinho o implante dentário em uma mulher. Pesquisadores criaram implantes em uma impressora 3D e o robô executou a cirurgia com uma margem de erro de apenas 0,2-0,3 mm, o padrão exigido para este tipo de procedimento.

Como o robô foi configurado para a cirurgia?

Antes da operação, a equipe do Dr. Zhao Yimin, especialista em reabilitação oral e líder do projeto naquele ano, instalou na paciente um equipamento de orientação para que o robô pudesse identificar a posição da mulher.

Os pesquisadores programaram o robô para se mover na posição correta para realizar a cirurgia, assim como os movimentos, ângulo e profundidade necessários para encaixar os implantes na boca da paciente.

Após os testes iniciais, a equipe coletou os dados para fazer os ajustes necessários antes da operação. Isso permitiu o robô se movimentar e realizar a cirurgia a partir dos movimentos da paciente.

Uso de tecnologias na área odontológica

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na odontologia e traz avanços significativos para a área. A revista Psychology Today listou algumas inovações que estão transformando o setor.

  • Imagem digital: os avanços na tomografia computadorizada de feixe cônico oferecem exames de raio X com maior velocidade e simplicidade. As imagens, quando combinadas com o design assistido por computador, podem ser compartilhadas em tempo real com os pacientes para garantir uma visão abrangente dos diagnósticos, procedimentos e resultados.
  • Materiais modernos: com eles é possível oferecer algumas vantagens para os pacientes. Por exemplo, nanopartículas podem ser utilizadas para questões estéticas ou garantir a durabilidade de implantes.
  • Células-tronco: tem sido comum o uso de células-tronco para facilitar a regeneração dos tecidos gengivais ou da polpa dental em dentes danificados para evitar procedimentos como canais.
  • Realidade virtual: a tecnologia é usada para um controle eficaz de dores e ansiedade de um paciente durante um procedimento.
  • Robôs: como já dito no início do texto, a assistência robótica chega para preencher a falta de profissionais qualificados.
  • Cadeira odontológica: o equipamento moderno pode ajudar no diagnóstico de apneia do sono, contaminação bacteriana ou servir até mesmo de terapia para o paciente.


Matérias relacionadas

Conectividade

Londres lança política de inclusão digital para conectar um quarto da população

Quase 2 milhões de londrinos têm acesso limitado à Internet, enquanto 3% não tem nenhum acesso. Programa social visa atacar esse déficit.

Conectividade

Internet avança nas áreas rurais do Brasil

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, o uso de internet no país aumentou durante a pandemia, em todas as regiões, embora a conectividade no campo ainda seja menor

Conectividade

Assinaturas 5G podem chegar a 4,4 bilhões até 2027, segundo Ericsson

Número de assinaturas 5G já chegou a 1 bilhão no mundo e a percepção é que a nova tecnologia está avançando mais rápido que as antecessoras

conexao 5g Conectividade

Claro inaugura serviço de 5G+ em Brasília

A capital do Distrito Federal será a primeira a ter o serviço de 5G+ na faixa de 3,5 GHz da Claro, habilitando melhores experiências aos seus clientes