cdn

Black Friday: como garantir a melhor experiência do cliente com CDN

5 minutos de leitura

Saiba como acelerar conteúdos dinâmicos, distribuir conteúdos estáticos e simultâneos.



Por Redação em 14/11/2022

A Black Friday 2022 provavelmente será a mais digital e lucrativa dos últimos anos. Com muitos consumidores migrando para os canais on-line, as varejistas se viram na necessidade de marcar mais presença nesse ambiente. Mas, em uma data em que o pico de acesso derruba os sites, como manter a disponibilidade, uma vez que o ambiente virtual virou a principal – ou única – vitrine? A resposta é “com uma solução de CDN“.

As vendas de sites de e-commerce tiveram um importante crescimento após a pandemia do COVID-19. No Brasil, o setor de e-commerce bateu recorde em faturamento em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões em vendas.

De acordo com levantamento da Neotrust, esse número representa um crescimento de 26,9% em comparação com 2020. No total, foram realizadas mais de 353 milhões de entregas de produtos comprados pela internet.

Esse movimento de expansão do e-commerce no Brasil refletiu também no faturamento dos estabelecimentos que vendem pela internet. Um estudo da SmartHint mostra que houve um aumento de 785% na receita de empresas de e-commerce em todo o país. A pesquisa levou em consideração o faturamento nos cinco primeiros meses de 2022, em comparação com o mesmo período na pré-pandemia.

Embora a Black Friday seja uma data sazonal, as empresas que já possuem ou criaram há pouco tempo um site de e-commerce devem garantir alguns pontos durante a ação: a alta performance das páginas e uma experiência do usuário fluída.

E isso pode ser feito de forma ágil e com um custo-benefício que não vai impactar o orçamento de TI previsto para suportar as demandas da Black Friday.

Caso você esteja se preparando para a data, descubra como a solução de CDN da Embratel dará suporte ao alto tráfego do seu site sem que ele perca performance.

O que é uma solução de CDN?

cdn

Uma solução de CDN (Content Delivery Network, na sigla em inglês) vai distribuir conteúdo dinâmico e estático. Ou seja, ela acelera a distribuição da demanda de usuários por respostas em:

  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Áudio;
  • Texto/página web.

Aqui vale um adendo. Conteúdo dinâmico seria uma página com login e senha, em que cada usuário tem sua identificação para acessar a loja virtual.

conteúdo estático são imagens e vídeos, porque eles são arquivos que não se modificam com o tempo.

A distribuição desses conteúdos acontece uma vez que um e-commerce não terá todos eles centralizados em um único servidor, mas sim espalhados em Pontos de Presença (PoPs) em todo o Brasil.

PoPs são data centers com uma infraestrutura instalada para que o conteúdo de um site esteja disponível para o cliente. Nesse caso, o processamento e a execução de uma demanda acontecem mais próximo ao consumidor e não no servidor central.

Assim, um cliente, ao navegar em um site durante a Black Friday, terá uma resposta mais ágil ao fazer toda sua jornada: da tela de login e senha ao colocar o produto no carrinho e realizar o pagamento.

Garantir essa performance, ainda mais no período de Black Friday, vai prover uma melhora na experiência do usuário, mesmo se o servidor apresentar instabilidades. Para o consumidor, é como se nada estivesse acontecendo.

Quer saber o motivo disso? Acompanhe no próximo tópico.

Por que apostar em uma Content Delivery Network?

Imagine que uma varejista lançou uma promoção de mil smart TVs com 75% de desconto cada. Provavelmente a página do produto terá um pico de acesso e aqui duas situações podem acontecer.

A primeira é quando o site utiliza apenas o servidor de origem. Esse ponto único de acesso vai ter os recursos computacionais elevados. Isso significa que a demanda pelas smart TVs vai exigir largura de banda e internet, gerando uma alta latência.

E, quanto maior a latência, maior a chance de o site apresentar instabilidades, tendo uma performance baixa e até mesmo ficar indisponível. Porém, qualquer segundo fora do ar na Black Friday é prejuízo financeiro.

A segunda situação é o uso de uma solução de CDN, que vai distribuir todo o conteúdo da página de oferta das smart TVs entre os PoPs. Assim, quando os consumidores tentarem comprá-las, não sentirão instabilidades e conseguirão concluir a transação.

Mas, por que isso?

Simples. Porque esses PoPs vão criar cache de todo conteúdo requerido. Cache é uma espécie de local para armazenar dados e processos usados frequentemente, possibilitando um acesso posterior rápido e sem uso desnecessário de hardware.

Um exemplo disso é o acesso contínuo ao Próximo Nível. Quanto mais você navega pelo site, mais rápido ele será carregado nas próximas visitas. Tudo graças ao cache, que vai poupar o tempo de download dos conteúdos disponíveis nele.

O mesmo é válido para uma solução de CDN. Na oferta das smart TVs, uma vez que os consumidores irão acessar a página constantemente, os PoPs criarão uma versão “cacheada” dela para que ela carregue mais rápido.

A vantagem é que, além de economizar recursos do servidor principal, caso ele esteja instável, o cliente nem vai perceber, já que os PoPs manterão o site funcionando corretamente.

Leia também:

– A importância da memória cache para as aplicações do seu negócio

As vantagens de adotar a solução na Black Friday

cdn

Uma das maiores vantagens da solução de CDN é do ponto de vista operacional. É comum, durante a Black Friday, as empresas apostarem em computação em nuvem e outras tecnologias para deixar tudo 100% funcional para o consumidor.

No entanto, em um pico de acesso a um site, uma varejista poderia usar sua própria equipe e infraestrutura de TI para criar máquinas virtuais capazes de manter a página rodando sem instabilidades. Porém, isso vai demandar tempo, recursos e pessoas.

Ao contratar um provedor de Content Delivery Network, é ele que será responsável por garantir o escoamento dos acessos a uma página. Isso gera uma otimização do ambiente de TI da empresa, que pode ser usado de maneira mais estratégica na data.

Essa otimização, como citamos no início deste texto, é devido a toda a virtualização do conteúdo acontecer na borda. Ou seja, nos próprios PoPs, evitando ociosidade computacional e facilitando o carregamento de conteúdo.

Além disso, outros benefícios de ter a solução da Embratel durante a Black Friday são:

  • Performance: são mais de 20 PoPs espalhados pelo Brasil.
  • Disponibilidade: a arquitetura de rede distribuída aumenta a capacidade de entrega ao consumidor.
  • Segurança: a solução tem segurança em multicamadas, oferecendo proteção em todas as camadas de rede e aplicações. Além disso, uma solução de CDN funciona como um espelho, em que o certificado SSL do seu site também será distribuído nos PoPs, reduzindo os riscos de fraudes e transações mal-intencionadas.
  • Otimização de custo: o processamento na ponta vai exigir menos recursos da infraestrutura de TI (processamento, memória e link de dados).

Conte com a Embratel para otimizar seu site para a Black Friday

O consumidor espera alta performance e disponibilidade de um site durante a Black Friday. E, por incrível que pareça, em 2022 a tendência é que as compras sejam feitas a partir de um desktop.

Isso porque, com muitas pessoas trabalhando de forma remota, é possível que elas migrem para esse tipo de dispositivo. Ou seja, se a otimização do ambiente de TI da sua empresa foi projetada para suportar as demandas do aplicativo, ela também deve priorizar a versão web do seu negócio.

Nesse momento, a solução de CDN da Embratel é a ideal para configurar seu site e deixá-lo pronto para a distribuição de conteúdo, seja ele estático ou dinâmico.

Ao contratar a solução, no modelo as a Service, você terá o apoio de uma equipe especialista da Embratel para mapear a infraestrutura do seu site e realizar a configuração para que todo o conteúdo seja espelhado através dos PoPs.

Saiba mais como a solução de distribuição de conteúdo vai garantir as vendas do seu negócio durante a Black Friday. Clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores.

Repassando o que vimos neste post

  • Black Friday 2022 vai ser a mais digital e lucrativa dos últimos anos.
  • Com muitos consumidores migrando para o digital, sites de e-commerce devem manter a disponibilidade e a alta performance.
  • Para isso, uma solução de CDN pode ser a melhor opção para a data sazonal.
  • Isso porque a tecnologia possibilita a distribuição de conteúdo estático ou dinâmico por meio de Pontos de Presenças (PoPs) espalhados pelo Brasil.
  • Assim, experiência do usuário durante a compra é mantida, porque o processamento e execução do site acontece nesses PoPs.
  • As vantagens: redução de custos e otimização da infraestrutura de TI.

E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

carlos eduardo gabriel Estratégia

Citi avança no uso de inteligência artificial

Com Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE), o banco conduz estratégia para aprimorar práticas e adoção da tecnologia, explica especialista de dados da instituição

relatorios esg Estratégia

Relatórios ESG obrigatórios ganham protagonismo

Empresas de capital aberto vão precisar se adaptar à regulação, que começa em 2026

regulamentação ia Estratégia

UE aprova regulamentação do uso da IA

A União Europeia é pioneira com o projeto de lei original, apresentado pela primeira vez em abril de 2021

ciberataques na nuvem Estratégia

Ciberataques na nuvem se tornam mais frequentes e perigosos

Relatório da CrowdStrike revela que esse tipo de ataque cresceu em 75% dos casos em 2023