campo conectado

Campo conectado: Embratel habilita ecossistema do agronegócio

2 minutos de leitura

Agricultura conectada promove ganhos de produtividade, maior eficiência e menor consumo de insumos, além de trazer sustentabilidade ao campo



Por Redação em 26/10/2022

O uso de tecnologia no agronegócio garante não somente maior produtividade, mas também sustentabilidade, uma vez que o uso de recursos é equilibrado e as perdas reduzidas. Essa é a proposta da ‘Solução Campo Conectado’, um serviço que viabiliza a geração, o cruzamento e o tratamento de dados por meio da análise online (analytics), inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) para a tomada de decisões em tempo real. 

A conectividade no campo foi discutida durante a Expointer, no painel Campo em Debate, com a participação de executivos da Embratel e da Claro. O evento aconteceu entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul. 

No evento, o diretor de IoT da Claro, Eduardo Polidoro, lembrou a necessidade de um crescimento de 60% da produção agrícola mundial até 2050 para atender à demanda. “Sem a informação de precisão proveniente da agricultura digital e com o manejo sendo feito da mesma forma que se faz hoje em dia, esse aumento de produtividade não é possível, especialmente porque o setor agropecuário enfrenta os impactos das mudanças climáticas”, afirmou ao GHZ, que transmitiu o evento ao vivo.

Campo conectado promove agro sustentável 

campo conectado

Segundo o diretor de Vendas da Embratel, Adriano Pires, a proposta do Campo Conectado é uma solução que leva conectividade e internet para áreas rurais com mais qualidade, seja em fibra óptica ou em rede móvel de 3ª, 4ª e 5ª geração. “Um mundo conectado é a base para a era da informação”, disse. 

Em sua avaliação, com o Campo Conectado e o gerenciamento em tempo real, a perspectiva é de redução no uso de sementes, utilização mais racional de fertilizantes e defensivos agrícolas, diminuição do uso de combustíveis fósseis, redução de perdas agrícolas e aumento da rastreabilidade na cadeia alimentar. 

O objetivo da solução, na visão da Embratel, é habilitar o próximo nível das empresas inseridas no ecossistema do agronegócio. Para tanto, Pires cita o uso de soluções baseadas em tecnologia que possam enriquecer toda a cadeia produtiva, com soluções para conectividade, mobilidade e melhorias no sistema de gestão. 



Matérias relacionadas

5g na logística Conectividade

5G habilita eficiência logística do Brasil

Rede vem sendo utilizada com cada vez mais frequência, agregando eficiência à logística do Brasil

5g cidades Conectividade

Redes privativas 5G viabilizam cidades e indústrias inteligentes

Ronaldo Lemos comentou sobre o poder das cidades inteligentes, enquanto companhias demonstraram soluções práticas no estande da Embratel no Futurecom

inclusao digital Conectividade

Inclusão digital é o desafio da conectividade

O 5G está avançando no Brasil e novas soluções digitais estão surgindo. O desafio, agora, é levar a conectividade para toda a população

redes privativas Conectividade

Há tecnologia, mas faltam produtos para escala de redes privativas

Grandes projetos customizados colocam Brasil na vanguarda, mas expansão depende da oferta de benefícios tangíveis para cada caso de negócio