CIAB 2019 Venda de seguros por canais digitais é mar aberto para investimento de bancos

CIAB 2019: Venda de seguros por canais digitais é mar aberto para investimento de bancos

2 minutos de leitura

Pesquisa da FEBRABAN aponta a consolidação do mobile banking no Brasil e destaca as oportunidades de negócio no segmento de seguros.



Por Redação em 12/06/2019


Principais destaques:
– Mobile banking se consolida no Brasil, aponta pesquisa da FEBRABAN;
– Número de contas abertas passou de 1,6 milhão em 2017 para 2,5 milhões em 2018;
– Transações com movimentação financeira cresceram 80% entre 2017 e 2018;
– Estudo mostra que há espaço para mercado financeiro investir na venda de seguros por canais digitais.

O mobile banking cresce ano a ano, mas foi em 2018 que ele definitivamente se consolidou. De acordo com a “Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019”, divulgada no primeiro dia do CIAB FEBRABAN 2019, pela primeira vez as contas bancárias operadas por smartphones ultrapassaram as administradas pela internet — o número de contas abertas pelo celular foi de 1,6 milhão em 2017 para 2,5 milhões em 2018. O estudo mostra também que o mercado financeiro encontra espaço livre para investir na venda de seguros por canais digitais.

De acordo com Gustavo Fosse, diretor de tecnologia e automação bancária da Febraban, tanto a aquisição de crédito quanto de investimento cresceu nas transações feitas por celular, mas ainda há espaço para expansão em usabilidade. O número de transações com movimentação financeira (como DOC e TED) via mobile, por exemplo, cresceu cerca de 80% de 2017 para 2018. “A escolha entre o smartphone e a internet é uma questão de perfil. É unânime, por sua vez, que as transações estão saindo da agência e indo para o meio digital”, afirma.

A venda de seguros, contudo, ainda é uma exceção, contrapõe o executivo. A pesquisa da Febraban aponta que apenas 4% das contratações foram realizadas por canais digitais, seja por smartphone ou pela internet. “Os brasileiros ainda têm receio para adotar a tecnologia na contratação de apólices. Por este motivo, o segmento é um mar aberto para investimentos”, garante ele.

A comunicação de bancos e financeiras por canais digitais registraram crescimento maior que o próprio mobile banking: as interações por chatbot (robôs) cresceram 2.585% de 2017 para 2018 e 364%, no mesmo período, por web-chats com um funcionário.

“O mobile continua forte e vai evoluir, porém será guiado cada vez mais pela inteligência artificial. Os clientes brasileiros são ávidos por tecnologia”, avalia o diretor da federação.

PRÓXIMO NÍVEL NO CIAB FEBRABAN 2019

O Próximo Nível está com uma cobertura especial nas palestras do CIAB FEBRABAN 2019. Clique nas matérias abaixo e saiba mais sobre o que foi debatido no maior congresso de tecnologia de informação para o setor financeiro.

>> CIAB 2019: setor bancário deve focar na experiência do consumidor para inovar
>> CIAB 2019: Bancos e financeiras apostam em IA e certificação para proteger dados
>> CIAB 2019: LGPD vem para transformar desafios em oportunidades, aponta Cindy Compert, da IBM
>> CIAB 2019: 5 motivos para empresas apostarem no 5G
>> CIAB 2019: Primeira rede blockchain do setor financeiro nacional é anunciada
>> CIAB 2019: A Inteligência Artificial como parceira da segurança de dados



Matérias relacionadas

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais

startups embratel Inovação

Aquisições estratégicas impulsionam a inovação, mostra Embratel, no Web Summit Rio

Ao buscar a aquisição de uma startup, a Claro e a Embratel preservam as culturas corporativas, ao mesmo tempo em que procuram empresas que se adequem ao seu modelo estratégico de negócio

hiperpersonalizacao cliente Inovação

Hiperpersonalização: o cliente está mesmo no centro das estratégias

Operação brasileira do Burger King usa inteligência artificial e machine learning para personalizar cada vez mais as ofertas aos clientes, que assumiram, de fato, o core da estratégia da companhia

inovacao corporativa Inovação

Inovação corporativa depende do desenvolvimento de competências

Adaptação contínua, visão estratégica e colaboração estão entre alguns atributos das empresas mais inovadoras, destacam especialistas