conexao 5g

Claro inaugura serviço de 5G+ em Brasília

2 minutos de leitura

A capital do Distrito Federal será a primeira a ter o serviço de 5G+ na faixa de 3,5 GHz da Claro, habilitando melhores experiências aos seus clientes



Por Redação em 05/07/2022

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que, a partir de 6 de julho, o 5G, na faixa de 3,5 Ghz, já pode ser implantado em Brasília (DF). A expectativa é de que, ainda em julho, Brasília se torne a primeira capital a receber a tecnologia com plena capacidade, inaugurando uma nova era de transformação digital no Brasil.

A Claro está com a estrutura pronta e ativará a rede 5G imediatamente após a liberação de uso do espectro. “Para a Claro, é bastante representativo que este novo e importante passo aconteça novamente em Brasília, a nossa capital federal e região onde detemos a liderança absoluta de mercado. Trata-se de um ciclo evolutivo e início de uma nova era de inovação e transformação”, disse José Félix, presidente da Claro, mencionando que a empresa lançou na cidade, há cinco anos, o 4.5G, com funcionalidades inéditas para a época.

O executivo acrescentou que, em julho de 2020, durante o auge da pandemia, a Claro também inovou oferecendo o serviço de 5G, utilizando recursos da rede 4G de forma inteligente e compartilhada, em várias regiões. “Este ano, logo após o leilão das frequências exclusivas para quinta geração, passamos a adicionar capacidade no 5G já utilizando a nova frequência de 2,3GHz, que permitia ativação imediata. Agora, apresentamos o 5G+”, completou. 

Aumento gradual da cobertura obrigatória

Em Brasília, o sinal do 5G+ da Claro estará disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, chegando gradativamente a outras áreas do Distrito Federal. 

A Claro também já está preparada para a expansão gradativa para as demais capitais e outras regiões, de acordo com o cronograma estabelecido pelas autoridades responsáveis, à medida que a faixa de 3,5 GHz for liberada em cada estado. A perspectiva é de que as próximas cidades contempladas sejam Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). 

Após a implantação inicial, o cumprimento das metas de cobertura mínima obrigatórias segue aumentando a cada mês, o que significa que os investimentos em rede e cobertura do 5G+ estão só começando e serão contínuos ao longo dos próximos anos. 

5G+ da Claro deve alcançar velocidade de até 1 Gbps

Os clientes da Claro que possuírem aparelhos compatíveis com o 5G DSS e que também suportam a faixa de 3,5 GHz estão aptos para receber o 5G+. A compatibilidade de cada modelo pode ser conferida no site da empresa, que, segundo dados da Anatel, conta com mais de 2 milhões de smartphones compatíveis em operação, o que representa 4% de sua base.

A expectativa inicial é do alcance de velocidades de até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento). Conforme relatório recentemente disponibilizado pela Ookla, as conexões 5G DSS no Brasil ofereciam o dobro da velocidade das redes LTE (4G ou 4.5G). É possível que com a chegada do 5G+ a velocidade seja até 30 vezes mais rápida.



Matérias relacionadas

Conectividade

Londres lança política de inclusão digital para conectar um quarto da população

Quase 2 milhões de londrinos têm acesso limitado à Internet, enquanto 3% não tem nenhum acesso. Programa social visa atacar esse déficit.

Conectividade

Internet avança nas áreas rurais do Brasil

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, o uso de internet no país aumentou durante a pandemia, em todas as regiões, embora a conectividade no campo ainda seja menor

Conectividade

Assinaturas 5G podem chegar a 4,4 bilhões até 2027, segundo Ericsson

Número de assinaturas 5G já chegou a 1 bilhão no mundo e a percepção é que a nova tecnologia está avançando mais rápido que as antecessoras

embratel 5g Conectividade

Embratel pontua avanços que o 5G deve proporcionar

A empresa de tecnologia vê oportunidade de explorar tendências tecnológicas e está de olho, principalmente, no avanço da IoT com a chegada do 5G