Como a Gestão de Processos torna a sua empresa mais produtiva?

Como a Gestão de Processos torna a sua empresa mais produtiva?

4 minutos de leitura

Saiba como controlar os fluxos operacionais com precisão, aumentando ainda mais a produtividade da empresa com a Gestão de Processos da Embratel.



Por Redação em 21/01/2021

Saiba como controlar os fluxos operacionais com precisão, aumentando ainda mais a produtividade da empresa com a Gestão de Processos da Embratel.

Sempre quando o assunto “gestão de processos” aparece nas reuniões de negócios, o primeiro pensamento é “tecnologia”. De fato, padronizar os processos empresariais se tornou mais fácil, uma vez que a automação tem ajudado as empresas nesse desafio.

Porém, antes mesmo da popularização dos softwares de automação de processos, há essa dúvida: o que é gestão de processos? Não há uma resposta absoluta e cada área de uma empresa pode entender esse conceito de forma particular.

No geral, o gerenciamento de processos acontece quando os fluxos operacionais de uma organização estão alinhados com os processos dela. Para isso, é possível implementar arquiteturas operacionais, KPI’s e, até mesmo, educar e organizar os gerentes.

FIQUE POR DENTRO: Compliance em TI: qual é a sua importância para a segurança da informação?

Tudo isso no intuito de controlar os fluxos operacionais com precisão, aumentando a produtividade da empresa ao mesmo tempo que ela consegue reduzir os custos. Daí a importância, hoje, da automação na gestão operacional.

Num momento que as empresas buscam fazer mais com menos, elas traçam estratégias de produtividade que vão se refletir, assim elas esperam, em resultados positivos.

Portanto, o uso de tecnologias de automação para gerenciar os processos pode ajudar nessa jornada. Contudo, é preciso entender que uma solução tecnológica não é fim, é o meio. Assim, a gestão de processos deve ser orientada a resultados de negócios.

Se a sua empresa busca o gerenciamento para padronizar processos empresariais, entenda neste artigo como a solução da Embratel lhe ajuda nesse desafio, trazendo visibilidade de todo o seu negócio.

banner pequeno inbound gestão de processos embratel

O que é a solução Gestão de Processos da Embratel?

Gestão de Processos da Embratel é uma solução que vai ajudar sua empresa a mapear todos os processos a partir de vários meios: com a consultoria de um time de especialistas, o uso de diversas ferramentas, dentre outros.

O objetivo é padronizar processos empresariais garantindo a visibilidade de todas as funções organizacionais da sua empresa. Com isso, você terá maior assertividade na estratégia de levar produtividade e redução de custos para a empresa.

Mas como ter essa visibilidade dos processos e garantir qualidade operacional?

Simples, a solução da Embratel é baseada em duas metodologias: a LEAN e a BPMN 2.0.

Com a LEAN, especialistas vão lhe ajudar a identificar e enxugar processos, minimizando desperdícios de produtividade e financeiros. Assim, você consegue entregar valor aos seus clientes, mas sem abrir mão da qualidade.

BPMN 2.0 é uma notação que trará uma linguagem universal ao fluxograma do modelo de negócio apresentado. Ou seja, a metodologia é feita para que todos do time – de negócios e de TI – entendam a gestão de processos a partir de um padrão.

Essa visão holística dos processos pode acontecer por meio de três ofertas: consultoria, BPO e BPMO.

Consultoria

Nesse modelo de contratação, a Embratel terá um papel consultivo no mapeamento dos processos de negócio. Assim, você conseguirá identificar pontos fracos do gerenciamento.

Para a sua empresa, é a possibilidade de melhorar os processos, reduzir os custos e aumentar a produtividade.

BPO

BPO é a sigla em inglês para Business Process Outsourcing (Terceirização dos Processos de Negócio, em tradução livre). Como diz o próprio nome, nessa contratação, os processos de negócio são delegados para a Embratel.

Isso significa que você verá um aumento da produtividade do seu time, porque a Embratel será responsável por:

  • Implementação;
  • Manutenção;
  • Planejamento;
  • Gerenciamento dos processos.

A solução BPO de Gestão de Processos vai analisar todos os fluxos com a utilização de ferramentas. A vantagem é que você terá um conhecimento mais profundo dos processos empresariais, aumentando a eficiência operacional com redução de custos.

BPMO

BPMO (Business Process Managment Office) tem como tradução livre Escritório de Gestão de Processos de Negócio. É a criação de um setor específico ou célula que vai mapear os processos e redesenhá-los para automatizá-los o máximo possível.

Com a Embratel, todos eles serão revisados e mapeados. Padronizá-los será possível após a entrega de uma documentação com papéis e responsabilidades definidos.

As métricas e indicadores entregues nesta oferta ainda trazem outro benefício: a detecção de pontos falhos e como melhorá-los. Vale destacar que o BPO da Embratel também atua na fase de implementação da gestão de processos.

As vantagens do gerenciamento de processos

É imperativo que as empresas tenham processos de negócios claros, eficientes e adaptáveis. No entanto, gerentes podem criar fluxos que não se encaixam na estrutura organizacional da empresa.

Por isso, olhar a Embratel como uma parceira vai fornecer não só um conhecimento de todos esses processos e qualidade operacional, mas também:

– Agilidade nos negócios
O mercado muda muito rápido e ter os processos bem desenhados vai garantir se adaptar a essas mudanças e de pausar, rever e alterar fluxos caso eles não se encaixem.

– Produtividade e eficiência
A gestão de processos pode automatizar tarefas manuais. Se você busca meios de como aumentar a produtividade da empresa, essas metodologias podem reduzir gargalos nos fluxos e possível lentidão.

– Conformidade e segurança:
Estamos em um momento em que os dados são uma questão crucial de segurança. O gerenciamento de processos permite mapear cada fluxo de trabalho de forma detalhada, assim como gerar uma documentação que atenda aos padrões de conformidade.

Para sua empresa, é ter uma visão de que os dados estão seguros e sua empresa está dentro de regulamentações como a LGPD (saiba como adequar seu negócio para a lei aqui).

– Melhoria contínua:
A gestão de processos vai fornecer diversas informações para que sua empresa consiga se adaptar e melhorar de forma contínua. Essas mudanças incrementais serão apoiadas por dados, facilitando a tomada de decisão.

Ter esse tipo de decisão é mais efetivo do que simplesmente realizar uma mudança repentina. Alterar um processo de cima para baixo pode aumentar os recursos e esforços do time, sem garantia de sucesso.

Tenha qualidade operacional com a Embratel

Já deu para perceber que a gestão de processos é necessária em qualquer empresa. E a solução da Embratel pode lhe apoiar em garantir a qualidade operacional e em tomadas de decisões que vão trazer resultados positivos ao seu negócio.

Além dos benefícios do tópico anterior, a parceria com a Embratel é ideal quando você busca também:

  • Redução de custos;
  • Padronização de processos;
  • Aumento da qualidade operacional;
  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Controle e visibilidade sobre as funções de negócio para auxiliar nas tomadas de decisões gerenciais.

Padronizar processos empresariais é olhar para dentro da sua empresa, saber como ela funciona e conseguir ter maior eficiência operacional. Com a Embratel, o sucesso é garantido.

Clique no banner abaixo e entenda mais como a solução Gestão de Processos fará sua empresa criar novas soluções de processo e ter sucesso nas decisões comerciais.

banner grande inbound gestão de processos embratel

Repassando o que vimos neste post

  • Gestão de processos é a padronização dos processos empresariais.
  • Essa padronização pode acontecer a partir da automação de tarefas e até mesmo uso de ferramentas.
  • Para o negócio, é prover maior qualidade operacional, aumento de produtividade e redução de custos.
  • Descubra mais sobre as ofertas da solução Gestão de Processos da Embratel e padronize as operações do seu negócio.

E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

carlos eduardo gabriel Estratégia

Citi avança no uso de inteligência artificial

Com Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE), o banco conduz estratégia para aprimorar práticas e adoção da tecnologia, explica especialista de dados da instituição

relatorios esg Estratégia

Relatórios ESG obrigatórios ganham protagonismo

Empresas de capital aberto vão precisar se adaptar à regulação, que começa em 2026

regulamentação ia Estratégia

UE aprova regulamentação do uso da IA

A União Europeia é pioneira com o projeto de lei original, apresentado pela primeira vez em abril de 2021

ciberataques na nuvem Estratégia

Ciberataques na nuvem se tornam mais frequentes e perigosos

Relatório da CrowdStrike revela que esse tipo de ataque cresceu em 75% dos casos em 2023