Como criar uma estratégia de Data & Analytics em 5 etapas

Como criar uma estratégia de Data & Analytics em 5 etapas

2 minutos de leitura

CDO precisa preparar e comunicar um plano para as atividades-chave de uma empresa que serão impactadas com a transformação digital.



Por Redação em 29/05/2019

Principais destaques:
– Chief Data Officer (CDO) tem papel fundamental na transformação digital de uma empresa;
– Executivo deve criar estratégia para que a empresa tenha percepção de como se dará a inovação nos negócios com base nos dados;
– Para isso, a consultoria Gartner listou 5 etapas para CDO criar uma estratégia de sucesso em Data & Analytics.

O Chief Data Officer ou diretor de dados (CDO, na sigla em inglês) tem papel fundamental na transformação digital de uma empresa. É ele o responsável pela governança corporativa e por criar iniciativas de gerenciamento, análise e ciências de dados, assim como pela ética no uso desses dados dentro de uma companhia.

Mas quais os desafios desse executivo para liderar com sucesso uma transformação digital baseada em dados? “Os profissionais precisarão criar planos detalhados e de alto nível para atividades-chave, com análises que incluam benchmarks e medições para mostrar o progresso e as realizações de suas iniciativas”, disse a analista e vice-presidente da Gartner, Debra Logan, ao site CIO.

A sugestão da Gartner é que os CDOs sigam cinco etapas para criar uma estratégia de sucesso de Data e Analytics. Confira:

Preparar

O CDO pode marcar uma reunião com sua equipe e com os principais líderes de negócios e de TI da empresa para levar materiais que revisam a experiência dele. Isso é importante para mostrar ao time que ele “sabe como as coisas funcionam” internamente.

Avaliar

Combinar reuniões presenciais pode ajudar na construção de um relacionamento com os setores interessados na transformação digital. É importante também explicar qual o papel do diretor de dados e como ele poderá ajudar a alcançar os objetivos críticos de negócios. Outro ponto é o CDO estar aberto a ouvir feedbacks sobre como os colaboradores enxergam as demandas que partem do executivo e o que são as funções baseadas em dados. O CDO precisa, também, levar em conta, como o CIO (Chief Information Officier) e a área de TI são considerados no negócio.

Planejar

As lições aprendidas nas duas primeiras etapas são transformadas em um plano de ação na fase de planejamento. É importante que o CDO compartilhe o aprendizado com a equipe, com os gerentes e as áreas interessadas nesta transformação. Isso pode ser apoiado por uma avaliação de como a visão do executivo se compara com a da organização e também por Indicadores-chave de Desempenho (os famosos KPIs), importantes para metas definidas por executivos e gerentes.

Agir

O CDO deve se reunir com as equipes operacionais para definir o escopo de operação e considerar as métricas de desempenho. É importante o executivo perguntar o que ele pode fazer para ajudar o time a melhorar o desempenho.

Mensurar

O CDO deve articular um orçamento para mostrar quanto vale os esforços de suas equipes de projeto. É essencial para que as reuniões do relatório de progresso fiquem concentradas em repassar informações mais relevantes para líderes empresariais e financeiros.



Matérias relacionadas

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais

startups embratel Inovação

Aquisições estratégicas impulsionam a inovação, mostra Embratel, no Web Summit Rio

Ao buscar a aquisição de uma startup, a Claro e a Embratel preservam as culturas corporativas, ao mesmo tempo em que procuram empresas que se adequem ao seu modelo estratégico de negócio

hiperpersonalizacao cliente Inovação

Hiperpersonalização: o cliente está mesmo no centro das estratégias

Operação brasileira do Burger King usa inteligência artificial e machine learning para personalizar cada vez mais as ofertas aos clientes, que assumiram, de fato, o core da estratégia da companhia

inovacao corporativa Inovação

Inovação corporativa depende do desenvolvimento de competências

Adaptação contínua, visão estratégica e colaboração estão entre alguns atributos das empresas mais inovadoras, destacam especialistas