conectividade

Conectividade é primordial para o desenvolvimento do país, aponta estudo

2 minutos de leitura

Relatório mostra que a grande maioria dos trabalhadores defendem internet segura e confiável para todos



Por Redação em 20/04/2022

A infraestrutura digital é preponderante para os brasileiros, sendo que oito, em cada dez trabalhadores, avaliam que ao disponibilizar conectividade em massa, o país melhora as suas condições de desenvolvimento. Os dados são do estudo Broadband Index: Workforce Insights on Access to Internet Services 2022, divulgado recentemente pela Cisco.

Apesar de defenderem o avanço da conectividade para o desenvolvimento do Brasil, a grande maioria (82%) dos entrevistados acredita que os serviços de banda larga devem melhorar, pois essa mesma porcentagem de respondentes pontua que a conectividade confiável e de qualidade é importante para os seus trabalhos no dia a dia.

Conectividade deve ser segura e confiável para todos

Para 78% dos trabalhadores, aliás, uma boa conectividade é importante para manter a população bem educada e informada. Isso se torna mais relevante quando mais da metade (56%) dos entrevistados revelam trabalhar ou administrar o seu próprio negócio de casa.

Mesmo entre os que não trabalham em casa ou em modelo híbrido, a qualidade da conectividade é importante e a prova disso é que quase a totalidade (88%) dos entrevistados disseram usar a internet de suas casas por quatro horas ou mais por dia. A metade deles, aliás, deve manter ou ampliar o uso da internet de casa nos próximos 12 meses, segundo o levantamento. “Talvez por isso, quase metade (49%) disseram que irão atualizar o serviço de Internet no mesmo período”, pontua o relatório.

No que tange o uso em massa da internet de alta velocidade, levando em conta o quanto isto influencia no desempenho econômico do Brasil, 77% dos entrevistados indicaram que a banda larga é cara e isso impede a melhor conectividade de famílias de baixa renda. 

Já em termos de qualidade, 60% revelaram já ter sofrido com a dificuldade de acessar serviços críticos como consultas médicas online, educação digital, assistência social e outras utilidades públicas devido à má qualidade da conexão. “Por isso, 84% dos entrevistados pensam que todos devem ser capazes de se conectar com segurança e confiabilidade em locais públicos e, embora os provedores de serviços devam se concentrar em aumentar a qualidade da conectividade no país, o governo deve criar políticas que fomentem esse desenvolvimento”, conclui o documento.



Matérias relacionadas

lte 5g privado Conectividade

IDC estima que LTE/5G privado atingirá US$ 8,3 bilhões até 2026

Estimativa foi feita pela IDC, que apontou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 35,7% no período de 2022 a 2026

Odelio Horta Conectividade

Ensino híbrido é um caminho sem volta

A pandemia acelerou a necessidade de soluções para ensino remoto, e, na visão de Odélio Horta Filho, as novas ferramentas vieram para ficar

Conectividade

5G habilita tecnologias existentes para a indústria 4.0

Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Machine Learning e Realidade Aumentada se tornarão realidade na indústria com o 5G

as a service Conectividade

Com modelos “as a service”, 5G habilita avanço da Indústria 4.0

Com implementações “as a service”, a maior velocidade de conexão e baixa latência do 5G apoiam aplicações maduras na indústria 4.0