deepfakes nas eleicoes

Legislação pode ser aliada no combate às deepfakes 

2 minutos de leitura

Especialistas da área jurídica indicam necessidade de regulação do uso da tecnologia



Por Redação em 05/06/2024

O Brasil tem atualmente diversos projetos de lei (PL) tramitando em várias instâncias e que focam na necessidade de regulação do uso do deepfake e proteção dos dados pessoais. Na avaliação de especialistas, se forem aprovados, certamente serão grandes aliados das eleições de 2024. A legislação especifica também poderá evitar a propagação de fake news no futuro, de acordo com artigo do site Migalhas

A publicação cita várias iniciativas, começando com a Resolução 23610/2019 do TSE, que regulou a propaganda eleitoral nas eleições de 2022. A norma prevê penalidades para quem cometer desinformação nas propagandas, o que permitiria a inclusão das deepfakes. Lembrando que a tecnologia envolve a utilização de inteligência artificial (IA) na adulteração de sons e imagens, produzindo vídeos com conteúdo enganoso. 

Já o PL 2.630/2020 foi criado em 2020, com a finalidade de combater a desinformação e regulamentar o uso da inteligência artificial. Aprovado pelo Senado, o PL está em análise na Câmara. Detalhe: a legislação propõe a vedação ao deepfake, mas não estipula a previsão de responsabilidade cível ou criminal dos responsáveis.

O risco de deepfakes nas eleições

Outro projeto de lei – o PL 21/2020 – tem a proposta de estabelecer fundamentos, princípios e diretrizes para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil, tendo sido aprovado no plenário da Câmara ainda em 2021. Contra esse PL há o fato de que ele não apresenta qualquer disciplina específica quanto ao deepfake em período eleitoral. 

Não é caso do PL 2338, apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que é claro em definir a necessidade de que os algoritmos tenham transparência e que sejam explicáveis, permitindo um melhor controle do conteúdo gerado pela IA. Uma das possibilidades da iniciativa é incluir uma marca d’água obrigatória para rotular claramente o conteúdo gerado por IA.

A tramitação faz sentido pelos estragos causados pela desinformação com base em deepfakes no Brasil e em outros países. Pelo potencial de espalhar notícias falsas, as famigeradas fake news, o deepfake foi bastante explorado nas disputas eleitorais de 2016 e 2020, nos Estados Unidos, e nas urnas no Brasil em 2022.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

ia na cadeia de suprimentos Estratégia

Executivo aponta ganhos com IA na cadeia de suprimentos

Para CEO da Stefanini Brasil, tecnologia pode prever e antecipar falhas em supply chain

fintechs febraban tech 2024 Estratégia

Parceria entre fintechs e bancos fortalece setor financeiro 

Evento que acontece entre 25 e 27 de junho, em São Paulo, traz uma trilha temática sobre as oportunidades conjuntas entre esses dois tipos de empresas

ciberseguranca Estratégia

Novo arsenal de golpes desafia cibersegurança

Criminosos lançam mão de tecnologias como deepfake e LLMs para atacar em várias frentes

Estratégia

Drex ganha protagonismo na Febraban Tech 

Moeda digital brasileira pode entrar em circulação até o final de 2024 e é tema de várias palestras no evento