A solução Claro GeoData, desenvolvida pela Embratel, foi escolhida entre as três melhores iniciativas da Premiação Connected Smart Cities 2022. Ela concorreu com cinco projetos na fase final da cerimônia. O evento, que chegou à sua oitava edição neste ano, premiou iniciativas tecnológicas que promovem o desenvolvimento de cidades mais conectadas e inteligentes em todo o Brasil.
A ferramenta é baseada em geolocalização e é capaz de criar um banco de dados através da avaliação da experiência de grupos de usuários. O GeoData foi selecionado na categoria Negócios em Operação, ao lado de projetos como o IPM Saúde e CUBi Energia.
A cerimônia da premiação contou com a presença do gerente de data analytics da Embratel, João Del Nero, e da gerente regional de vendas, Ana Lucia Domiquili, que representaram a companhia.
Claro GeoData
A ferramenta agrupa um alto volume de dados de telefonia móvel e fornece para que as empresas obtenham informações do fluxo de pessoas em horários e lugares específicos, ou a origem e destino desse fluxo. Com análise de dados, ela possibilita a obtenção de estratégias para negócios, como escolha do ponto comercial, locais ideais para campanhas de marketing ou promoção de eventos, além de ajustes no planejamento urbano e turístico, entre outros.
O Claro GeoData utiliza dados anonimizados e agrupados, obtidos por meio de eventos gerados pelos celulares na rede de telefonia móvel da Claro. São bilhões de dados tratados com técnicas avançadas e modernas, totalmente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), pois os dados acessados são estatísticos e não identificáveis.
Há quinze anos, a Embratel está desenvolvendo e aprimorando o conceito de data driven e esse aprendizado está consolidado no Claro GeoData. A plataforma atende a vários setores de negócios e um dos destaques é a mobilidade urbana, onde já serviu inclusive para mensurar o número de viagens que acontecem em aeroportos brasileiros.
Durante o processo de privatização de aeroportos do país nos últimos anos, a solução Claro Geodata forneceu dados para o governo federal sobre a movimentação de passageiros em oito, dos 15 aeroportos que foram oferecidos em licitações (veja mais detalhes aqui).
No total, a solução recebeu dados de 800 mil viagens diárias, coletados através da geolocalização de usuários da Claro nos oito aeroportos analisados. Com esses dados, foi possível criar um estudo sobre a média do número de passageiros que cada aeroporto recebia e as informações muniram o governo federal para criar as licitações que previam a privatização dos aeroportos brasileiros.
Veja mais informações sobre a ferramenta de data analytics Claro GeoData, desenvolvida pela Embratel, neste link.