Empresas-não-conseguem-detectar-violações-em-dispositivos-IoT-aponta-Gemalto (Data protection privacy conce

Empresas não conseguem detectar violações em dispositivos IoT, aponta Gemalto

< 1 minuto de leitura

Pesquisa mostrou que 48% das empresas não identificam invasões, embora gastos com proteção tenham aumentado de 11% para 13% entre 2017 e 2018.



Por Redação em 12/02/2019

Principais destaques
– Pesquisa da Gelmato mostra que 48% das empresas entrevistadas não detectam invasões de segurança em IoT;
– Gastos em proteção aumentaram de 11% para 13% entre 2017 e 2018;
– Blockchain pode ser uma solução como ferramenta de segurança para os dispositivos;
– 20 bilhões de dispositivos devem estar conectados até 2023

Uma pesquisa da companhia especializada em segurança digital Gemalto apontou que 48% das empresas ainda não conseguem detectar se seus dispositivos IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) foram invadidos. O estudo entrevistou 950 tomadores de decisão de TI e negócios em todo o mundo.

A segurança ainda é um dos grandes desafios do setor de Internet das Coisas, que aumenta com o crescente número de dispositivos conectados – espera-se que sejam 20 bilhões em 2023. Por um lado, os consumidores temem a falta de privacidade de seus dispositivos (54%). Por outro, as empresas entendem que segurança é uma grande preocupação de seus clientes (90%) e acreditam que falta regulamentação dos governos para dar diretrizes mais robustas ao setor e esclarecer quem é o responsável por proteger o ambiente.

Blockchain como solução paliativa para segurança de dispositivos IoT

Enquanto essa regulamentação não vem, as empresas investem em blockchain para proteger seus dispositivos. Em 12 meses, a utilização da tecnologia saltou de 9% para 19%.

Além disso, as empresas ouvidas pela pesquisa adotam outros métodos de segurança: 71% criptografam os dados, 66% utilizam proteção por senha e 38% usam autenticação de dois fatores – estes dois últimos os meios mais utilizados pelas companhias. A motivação é clara: o investimento em segurança em IoT é um diferencial competitivo para 97% dos entrevistados.

Leia mais no estudo da Gemalto.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

redes 5g Conectividade

Grandes projetos amadurecem mercado de redes privativas 5G

Retorno de investimentos, em iniciativa de larga escala em produção, reforça criação de casos de uso que exploram funcionalidades e segurança, em modelos transformadores de operações e negócios

energia data centers Conectividade

Energia é uma das preocupações com data centers

Apesar disso, o Ceará, especialmente a capital Fortaleza, tem se consolidado como o principal polo de data centers do Nordeste

prêmio ABDI Conectividade

Embratel conquista Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas em três categorias

Cases foram reconhecidos como referência em segmentos como Indústria 4.0, Logística e Audiovisual

redes 2g e 3g Conectividade

Fim das redes 2G e 3G será direcionado pelo mercado

Fomentar atualizações graduais, com especial atenção a aplicações como telemetria e pagamentos, é mais efetivo do que fixar uma data limite