ecommercer

Estudo aponta crescimento de 55% no e-commerce global até 2025

2 minutos de leitura

Previsão é do The Global Payments Report 2022, que aponta que no mundo, a expansão será de 55%, mas no Brasil, a perspectiva é de um aumento de 95%



Por Redação em 29/03/2022

O relatório The Global Payments Report 2022 aponta que o mercado global de e-commerce deve crescer mais de 55,3% até 2025, atingindo US$ 8 trilhões (no valor total de transações). No Brasil, o estudo indica que o aumento deverá ser de 95% no mesmo período, chegando a US$ 79 bilhões.   

O levantamento constatou o novo comportamento do consumidor brasileiro, que reduziu o uso de dinheiro em espécie. Cartões de crédito aparecem como principal meio de pagamento, com 44,7% do valor das transações do comércio eletrônico em 2021. As transferências bancárias, cartões de débito, carteiras digitais e boleto bancário respondem, cada uma, por mais de 10% dos gastos com comércio eletrônico.  

Já o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado. Em 2018, essa era a modalidade de pagamento principal, mas, em 2021, representava menos de um terço. A previsão é de que o uso fique abaixo de 25% até 2024. O Pix, por sua vez, já se mostra consolidado como meio de pagamento instantâneo. 

Varejo demanda soluções de tecnologia para atender os novos consumidores

O relatório identificou uma pequena recuperação dos pontos de venda físicos (13,4%), reduzindo os impactos que o varejo enfrentou durante a pandemia. No entanto, ao examinar as tendências em relação aos meios de pagamento em 41 países e em cinco regiões, a constatação é de forte avanço dos meios online.

Os métodos eletrônicos de pagamento devem se tornar cada vez mais relevantes na Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, França, Hong Kong, Índia, Nova Zelândia, Singapura, Reino Unido e EUA, forçando o varejo a buscar, cada vez mais, novas soluções de tecnologia para atender à demanda dos consumidores.

No Brasil, a previsão é de que os pagamentos eletrônicos saltem de 10,9% para quase 18% em 2025. “Mesmo com mais clientes retornando às lojas físicas, não há volta com relação às inovações que temos visto nos meios de pagamento e comércio eletrônico”, afirmou Juan Pablo D´Antiochia, vice-presidente Sênior da Worldpay from FIS para a América Latina, responsável pela elaboração do The Global Payments Report 2022. 



Matérias relacionadas

Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura, Logística e Administrativo da Claro Estratégia

Claro foca em matriz sustentável para suas demandas de energia

A empresa aposta em energia renovável, eficiência e digitalização para descarbonizar operações e abastecer expansão com IA e 5G

Tecnologia Mineração 4.0 Estratégia

Tecnologia redefine operação mineral no Brasil

Automação, IA e monitoramento em tempo real ampliam produtividade e segurança, mas o estabelecimento da Mineração 4.0 também exige revisão regulatória

deepfake Estratégia

Golpistas utilizam deepfake de celebridades para enganar vítimas

Criminosos cibernéticos estão aprimorando suas táticas para ludibriar as vítimas, utilizando a tecnologia deepfake de forma alarmante

IA aliada Estratégia

Bancos investem em IA como aliada, inclusive com letramento digital de clientes

Setor financeiro aposta na IA para proteção e letramento digital, mas enfrenta novos riscos com fraudes e deepfakes

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais