Criança com óculos de realidade virtual brinca em carro feito de papelão - futuro

Futuro será uma era de aprendizado e não de especialistas

2 minutos de leitura

Para futurista Anne-Marie Dahl, inovações disruptivas farão com que empresas e sociedade utilizem tecnologia de forma mais humana e inteligente.



Por Redação em 02/05/2019

Principais destaques:
– Futurista Anne-Maria Dahl acredita que mundo caminha para um lado emocional;
– No futuro, profissões farão uso da automação, mas o ser humano ainda será indispensável para o sucesso dos negócios;
– Com tecnologias disruptivas, sociedade fará uso delas de forma mais humana e inteligente;
– Tema é discutido na publicação Negócios Digitais (ND) da Embratel.

Já dizia o filósofo francês André Comte-Sponville, no livro O Ser-Tempo, que “ser no tempo é ser em via de já não ser”. A frase é uma possível definição de futuro, tema sempre em discussão em diversos setores do mercado. O Mundo + Tech até trouxe a percepção de futuro de Beia Carvalho, da Five years from now, durante palestra na Amcham Talks (Campinas).

Mas como as empresas e a sociedade enxergam o futuro? Para a futurista dinamarquesa Anne-Marie Dahl, o mundo caminha para um lado emocional, em que diversas profissões farão uso da automação, mas a empatia e o toque humano serão essenciais para o sucesso dos negócios. A especialista foi um dos destaques da publicação Negócios Digitais (ND) da Embratel.

Na matéria “Viveremos em mundos diferentes, estando na mesma sala”, Dahl explica que a palavra-chave mais comum no mundo dos negócios hoje é “disrupção” e que “vamos trocar a rota de nos tornarmos especialistas em algo por outra de seguir aprendendo e inovando”. Essa mudança, para ela, fará a sociedade usar a tecnologia de forma mais humana e inteligente.

“Vamos trabalhar com o coração, uma coisa única do ser humano”

Anne-Marie Dahl, futurista

Sobre tecnologias com aplicações disruptivas, Anne-Marie Dahl acredita que o big data terá destaque e será capaz de ajudar com diagnósticos e soluções médicas individuais no futuro. “As pessoas com deficiências e necessidades especiais terão uma vida melhor. […] Novas tecnologias vão nos ajudar a desenvolver soluções mais verdes e de alto impacto”, acredita.

Acesse a publicação Negócios Digitais (ND) e leia a íntegra desta matéria.



Matérias relacionadas

web summit startups Inovação

No Web Summit Rio 2024, falando a língua universal das startups

Muitas dessas empresas estão na vanguarda de pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios mundiais

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais

startups embratel Inovação

Aquisições estratégicas impulsionam a inovação, mostra Embratel

Ao buscar a aquisição de uma startup, a Claro e a Embratel preservam as culturas corporativas, ao mesmo tempo em que procuram empresas que se adequem ao seu modelo estratégico de negócio

hiperpersonalizacao cliente Inovação

Hiperpersonalização: o cliente no centro das estratégias

Operação brasileira do Burger King usa inteligência artificial e machine learning para personalizar cada vez mais as ofertas aos clientes, que assumiram, de fato, o core da estratégia da companhia