A inteligência artificial (IA) vem transformando diversos setores, com soluções que aliviam os humanos de tarefas repetitivas, liberando-os para atividades mais estratégicas e criativas. No setor da construção civil, a digitalização já vinha acontecendo, mas, agora, com a ascensão da IA, a mudança está se intensificando. Empresas que atuam nesse mercado têm adotado cada vez mais a automação e o uso de IA para lidar com grandes volumes de dados e otimizar operações.
“A inteligência artificial tem o potencial de aumentar nossa produtividade, ajudando a interpretar grandes volumes de dados e automatizar tarefas”, disse Fábio Garcez, diretor-executivo do CVCRM, uma plataforma incorporadora Softplan – empresa que organizou o sistema Sienge, reunindo uma série de negócios próprios buscando abarcar todas as etapas da construção imobiliária.
Na avaliação do executivo, a IA “não transforma humanos em robôs; ao contrário, ela permite que deixemos de executar tarefas que não aproveitam nosso potencial”. Em entrevista ao site InfraRoi, ele destacou que a tecnologia não veio para substituir os profissionais, mas para complementá-los.
IA contribui para que os profissionais tenham mais tempo para criar
“A IA é capaz de executar atividades rotineiras e processar informações de maneira mais ágil e precisa, permitindo que as pessoas se concentrem em decisões e ações que exigem análise crítica e criatividade”, reforçou Garcez.
Um exemplo dessa automação está no uso de ferramentas como o CVMagic, que auxilia gestores imobiliários a tomarem decisões baseadas em dados coletados e analisados por sistemas de IA, o que inclui o uso de tecnologias como o ChatGPT.
Esse tipo de ferramenta ajuda a lidar com o grande volume de informações geradas no setor da construção civil, desde o estágio de pré-venda até o pós-venda, além de otimizar outros processos que fazem parte do negócio.
Análise de dados é diferencial
Com o crescimento da IA, a criação de uma cultura baseada em dados está se tornando cada vez mais viável. Isso significa entender a importância de coletar, organizar e, principalmente, utilizar as informações de maneira estratégica. As ferramentas automatizadas reduzem o tempo gasto em tarefas manuais e aumentam a produtividade, permitindo que as empresas se concentrem em desenvolver soluções inovadoras e enfrentem desafios, como a escassez de mão de obra.
Para Garcez, a “IA está transformando o mundo, ao nos tornar mais produtivos”. Em outras palavras, o verdadeiro impacto da IA não está apenas nas capacidades tecnológicas, mas no fato de liberar os humanos para tarefas que podem ser automatizadas.
No caso da construção civil, a automação ajuda a acelerar o uso de robôs, com tecnologias como IoT (internet das coisas) e análise de dados, mas é a inteligência humana que direciona essas inovações para aumentar a produtividade e resolver problemas diversos, como o déficit habitacional no Brasil e as soluções para cidades inteligentes.