Um estudo da McKinsey mostrou o quanto a inteligência artificial generativa (IA) está revolucionando o atendimento ao cliente, com potencial para injetar até US$ 4,4 trilhões na produtividade global anual. A automação de respostas e a personalização avançada tornaram-se acessíveis, permitindo que empresas de diversos setores implementem soluções eficientes e escaláveis, otimizando a interação com seus clientes.
Segundo a consultoria, algumas empresas já enfrentam desafios na aquisição de leads qualificados, o que impacta, também, o contato com os clientes. O projeto de inovação BlueShift, por exemplo, utiliza a OpenAI do Microsoft Azure para atuar como corretor virtual humanizado para construtoras. O assistente faz atendimento via WhatsApp e permite interações complexas com clientes. Além disso, ele gerencia leads de forma automatizada.
Uma integração de ferramentas garantiu o fluxo contínuo de informações e otimizou a gestão dos leads. Como resultado, isso levou a uma abordagem mais assertiva pela equipe comercial da MRV. “O resultado é uma abordagem que não apenas melhora a experiência dos clientes na busca por imóveis, mas também contribui para um processo interno mais eficiente e ágil na conversão de leads”, destaca Gustavo Fortuna, Líder de Inteligência Artificial da BlueShift.
IA promove interação e simula conversas com tom humano

A construtora MRV utiliza IA no atendimento ao cliente. Os chatbots utilizados fazem interações cada vez mais dinâmicas e simulam conversas humanas. Segundo a empresa, trata-se de um avanço relevante em áreas como financeiras e e-commerce, nas quais as demandas exigem respostas detalhadas.
Segundo eles, a IA não só aumenta a eficiência, mas também melhora a satisfação e a fidelização dos clientes.
A personalização em escala é uma das características da IA generativa. Analisando os comportamentos de consumo, a IA cria respostas sob medida, inclusive sugerindo produtos e antecipando necessidades.
“A implementação do assistente que desenvolvemos traz diversos benefícios para a empresa e melhora a experiência do cliente. Isso resulta em otimização da mão de obra, facilidade no agendamento de visitas e aumento da satisfação”, ressalta o especialista da BlueShift. Segundo Fortuna, é um diferencial competitivo para empresas que utilizam esse tipo de tecnologia.
Na prática, a construtora MRV cresceu nos negócios, dobrando a taxa de conversão de leads, passando de 20% para 40%, o que representa um resultado de cerca de R$ 100 milhões no valor geral de vendas anual.