inteligencia artificial alimentos

Inteligência artificial já consegue avaliar qualidade dos alimentos

< 1 minuto de leitura

Nova tecnologia de inteligência artificial, que consegue identificar ingredientes e qualidade de produtos alimentícios, está chegando ao Brasil e promete revolucionar o agronegócio



Por Redação em 13/03/2023

Uma startup de Singapura, a ProfilePrint, que fornece soluções de inteligência artificial para analisar e prever a qualidade e o tipo de ingredientes presentes em itens alimentícios, assinou contratos com três grandes empresas de alimentos no Brasil: Louis Dreyfus Company Brasil, Olam Agrícola Ltda e Sucafina Brasil.

A tecnologia fornecida pela startup analisa de forma preditiva e prescritiva ingredientes alimentícios como café, cacau, grãos, açúcar e sucos, por meio de um equipamento portátil e uma plataforma de software. O resultado sai em apenas alguns segundos. 

Ferramenta de IA contribui para o avanço do agronegócio

“A solução contribui para o avanço do agronegócio no Brasil, iniciando com café e cacau. Com ela, sem treinamento prévio, o produtor poderá verificar rapidamente a qualidade de sua safra e obter um preço de venda mais justo com base em sua real qualidade”, disse Alan Lai, CEO e fundador da ProfilePrint. Da mesma forma, segundo ele, o comprador poderá avaliar de forma instantânea a qualidade das colheitas.

Vale explicar que, embora a América Latina responda por 16% do total das exportações globais de alimentos e produtos agrícolas, um dos grandes desafios é justamente o fato desta indústria não ser capaz de verificar a qualidade dos ingredientes alimentares que são produzidos e comercializados, pois as condições de produção variam entre fazendas de alta tecnologia e pequenos produtores. Com a nova tecnologia de inteligência artifical, a perspectiva é de que este problema seja minimizado.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.