LGPD sua empresa está pronta

LGPD: sua empresa está pronta?

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Pesquisa da Serasa Experian mostra que 85% das empresas brasileiras ainda não estão adequadas às exigências da LGPD.



Por Redação em 12/09/2019

Pesquisa da Serasa Experian mostra que 85% das empresas brasileiras ainda não estão adequadas às exigências da LGPD.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) determina que as empresas usem, de maneira transparente e segura, os dados dos clientes. Mas muitas ainda não estão prontas para as exigências da legislação, prevista para entrar em vigor a partir de agosto de 2020.

Segundo uma pesquisa da Serasa Experian, 85% das empresas brasileiras de diversos setores concordam que não estão “preparadas para garantir os direitos e deveres em relação ao tratamento de dados pessoais exigidos pela LGPD”.

O levantamento foi feito em março de 2019 e entrevistou gerentes, diretores e C-Level de 508 empresas de pequeno, médio e grande porte em todas as regiões do Brasil. Embora a maioria não esteja preparada, essas companhias pretendem se adequar em até um ano.

Setor financeiro lidera adequação à LGPD

Quando separadas por segmentos, empresas do setor financeiro são as mais preparadas para a LGPD: 31,8% delas já se adequaram às exigências da lei. A média nacional (soma de todos os segmentos entrevistados pela Serasa Experian) é de 15,2%.

No setor de serviços, 19,6% das empresas estão em conformidade; no Varejo, 17,9%; já o setor de Saúde e Hospital ocupa a última posição: apenas 8,7% das companhias entrevistadas estão prontas para a LGPD.

Das empresas que não estão em conformidade (85%), 34,8% afirmaram que precisam de seis a 12 meses para estarem prontas.

“O resultado da pesquisa evidencia a importância de as companhias intensificarem a preparação para coletar, proteger e utilizar as informações pessoais de acordo com a Lei em prol da continuidade de seus negócios”, afirma a diretora Jurídica da Serasa Experian, Vanessa Butalla.

FIQUE POR DENTRO: O que mudou no novo texto da LGPD?

Como as empresas coletam os dados dos usuários

A pesquisa da Serasa Experian mostrou que relacionamento (reuniões, feiras e eventos) e mídias sociais são os meios mais usados pelas empresas para coletar os dados dos consumidores.

Os 10 canais mais utilizados na coleta de dados são*:

  1. Pessoalmente (reuniões, feiras, eventos, etc) – 39,4%
  2. Mídias sociais – 30,9%
  3. Prospecção por e-mail – 27,4%
  4. Website da empresa (desktop ou mobile) – 25,2%
  5. Call center – 23,8%
  6. Empresas de banco de dados – 22,8%
  7. Programa de fidelidade/afinidade – 21,7%
  8. In-Store/Fisicamente – 20,3%
  9. Anúncios on-line – 16,5%
  10. Mobile app – 15,7%

Como garantir a conformidade com a LGPD?

As empresas terão algumas consequências caso não fiquem em conformidade: multa de 2% do faturamento líquido do último ano da empresa, mas limitada a R$ 50 milhões por infração, e risco reputacional.

De acordo com a Serasa, 72% das empresas com mais de 100 funcionários esperam contratar um profissional especializado ou uma consultoria para ajudar no processo de adequação. Tendo isso em mente, essas companhias podem seguir alguns passos iniciais, já citados no Mundo + Tech:

  • Entender quais dados dos clientes são de interesse da empresa;
  • Garantir segurança no armazenamento desses dados;
  • Mostrar ao cliente/consumidor como esses dados serão utilizados;
  • Pedir consentimento aos clientes antes de utilizar os dados.

A LGPD chega para trazer transparência entre a empresa e o cliente. Falta menos de um ano para ela entrar em vigor e a Embratel pode ser a sua parceira nessa jornada de adequação.

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Principais destaques:

  • Falta menos de um ano para a LGPD entrar em vigor;
  • Mas 85% das empresas brasileiras não estão prontas para a lei, segundo pesquisa da Serasa Experian;
  • Levantamento ainda mostra que eventos e mídias sociais são os canais mais usados para coletar os dados.


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