conselho de ia

Pesquisa mostra que 55% das empresas apostam em conselho de IA

2 minutos de leitura

A informação é de pesquisa do Gartner feita com 1,8 mil líderes



Por Redação em 15/08/2024

A presença de um conselho de Inteligência Artificial (IA) nas empresas começa a se tornar realidade, segundo o Gartner. A conclusão foi feita a partir de uma pesquisa com 1,8 mil líderes no mundo todo. De acordo com a consultoria, 55% das corporações entrevistadas já possuem um conselho de IA. 

Os dados mostram ainda que, dentre as corporações que já estruturam um conselho desse tipo, 26% dizem que o foco é manter a governança nos projetos, enquanto 21% indicaram que a estratégia é o ponto principal.

Conselho de IA pode ajudar em desafios multidisciplinares

desafios multidisciplinares conselho de ia

O Gartner defende que as empresas precisam ter um conselho de IA para superar os desafios multidisciplinares, impulsionar valor e reduzir os riscos. No entanto, a duração, escopo e recursos são específicos do contexto e dependem do caso de uso. Alguns dizem que o Conselho é uma medida temporária, enquanto outros já apontam para uma estratégia de longo prazo.

Ainda segundo o Gartner, o recomendado é que a composição do conselho de IA tenha representação de várias áreas e unidades de negócios. Cada empresa precisa determinar a melhor abordagem para dentro de sua organização, garantindo que o conselho não se torne improdutivo devido à incapacidade de se reunir ou de alcançar consenso.

Outra recomendação é de que os membros sejam executivos de nível e experientes, com fortes habilidades em estratégia e execução, especialmente se tiverem ambições de usar inteligência artificial generativa.

O Gartner também identificou que a responsabilidade pela IA está dispersa. Quando questionados sobre quem é responsável pelas iniciativas, apenas um quarto dos respondentes indicou um papel claro: o CIO.

Dos 54% dos executivos que indicaram que suas empresas tinham um responsável por Inteligência Artificial ou um líder de IA, 88% disseram que seu líder de IA não possuía o título de Chief AI Officer (CAIO). A pesquisa indica que a maioria das empresas não vê necessidade de criar um cargo de C-Level para iniciativas de inteligência artificial. O próprio Gartner diz que isso não é necessário.



Matérias relacionadas

Inovação

Perspectivas da Inteligência Artificial em 2025

Saiba como as empresas estão sendo impactadas pelo avanço da tecnologia

20 mulheres mais influentes em tecnologia Inovação

Conheça algumas das mulheres mais influentes no setor de tecnologia no Brasil

O Próximo Nível elencou algumas das mulheres mais influentes de tecnologia no Brasil nos últimos tempos, considerando premiações, impacto e esferas de influência

Inovação

O que é Open Finance e como isso impacta na experiência do cliente?

Iniciativa do Banco Central viabiliza o compartilhamento consentido de dados em um ecossistema financeiro para melhorar a experiência de usuários

papel da nuvem Inovação

Relatório ressalta papel da nuvem na transformação digital

O white paper aponta que a computação em nuvem “tem um efeito multiplicador significativo no crescimento econômico”