BID Fintechs BID Fintechs

Para BID, fintechs são solução para combater informalidade

< 1 minuto de leitura

As fintechs contribuem para a inclusão digital e isso, consequentemente, é uma forma de combater a informalidade nas transações financeiras



Por Redação em 11/04/2022

As fintechs são a melhor estratégia para combater a informalidade na América Latina e Caribe, ambientes onde cerca de metade da população ainda é desbancarizada. A opinião é do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, que considera que os serviços financeiros digitais são fundamentais para a inclusão.

Em entrevista à Europa Press, Claver-Carone frisou, ainda, que a conectividade digital tem sido um diferencial para as nações que estão conseguindo se recuperar dos efeitos da pandemia. “Os vencedores e perdedores da pandemia foram aqueles com conectividade e aqueles sem”, afirmou.

Claver-Carone ressaltou que a América Latina e o Caribe são regiões que demandam novas soluções financeiras – tanto é que quase 35% de todos os investimentos globais em fintechs foram feitos na região, que viu o crescimento de startups com foco em tecnologia, como Nubank, Ebanx ou Ualá, entre outros.

Estímulo ao desenvolvimento regional

Para o presidente do BID, existem grandes oportunidades para desenvolver parcerias público-privadas (PPPs) nessa área, para realmente fechar a “lacuna de informalidade na região”.

Além da inclusão digital, o BID defende cinco pilares para a melhoria da qualidade de vida na região: ações para combater a emergência climática; realocação das cadeias de valor; maior promoção da digitalização; defesa e aumento da igualdade de género no mercado de trabalho; e o reforço do papel das pequenas e médias empresas.

“Não é uma questão geopolítica nem anti-China, é uma questão pró-latino-americana e caribenha”, frisou Claver-Carone, destacando que o BID tem feito esforços para o desenvolvimento da região. “Se uma empresa espanhola que investe na China (ou em qualquer lugar do mundo) quer transferir suas operações para um país da América Latina e do Caribe, o BID financia essa mudança”, afirmou, ressaltando o estímulo ao desenvolvimento regional.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.