Avião passando por vários prédios em um céu com nuvens

Para voar ainda mais alto nos negócios

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Multicloud e cloud brokers são apontadas como melhores estratégias para empresas usufruírem os benefícios combinados de diferentes provedores de nuvem O mundo corporativo já entendeu a nuvem como uma ferramenta indispensável à inovação e, consequentemente, à ...



Por Redação em 02/05/2018
Multicloud e cloud brokers são apontadas como melhores estratégias para empresas usufruírem os benefícios combinados de diferentes provedores de nuvem

O mundo corporativo já entendeu a nuvem como uma ferramenta indispensável à inovação e, consequentemente, à competi­tividade das empresas. A solução funciona como uma ampla plataforma tecnológica para negócios, presente em diferentes aspectos da operação.

É por conta da agilidade e flexibilidade proporcionadas por ela que vem se fir­mando no mercado a tendência de mul­ticloud, uma solução que consiste em adotar um pacote de serviços de um fornecedor, que irá gerenciar diferentes provedores de nuvem atuando de forma coordenada para atender diversas demandas.

De acordo com o estudo State of Enterprise Multi-Cloud (2017), reali­zado pela IOD Cloud Technologies, em parceria com a Cloudify, a heteroge­neidade é cada vez mais forte nos ambientes corporativos de TI. Essa com­plexidade já alcança a infraestrutura, serviços e relacionamento com colabo­radores, fornecedores e clientes.

Para os 683 profissionais de TI ou­vidos nas Américas, Europa e Ásia pelo levantamento, o multicloud vai ao encontro dessa diversidade de ne­cessidades. O que resulta na melhoria da eficiência operacional – meta prin­cipal de 38,3% dos entrevistados – e no fomento da inovação – o foco de 28% do total, entre outros benefícios.

Segundo o estudo IOD, adotar mais de dois provedores de nuvem já se tornou realidade para 50,3% das empresas. De acordo com pesquisa da Microsoft com a 451 Research, especificamente nos EUA, um terço delas vai ainda mais lon­ge, adotando quatro ou mais nuvens.

Para Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel, essa tecnologia é essencial para promover a transformação digital dos negócios. “A nuvem, que já foi vista como tendência, hoje se consolidou e está sendo procu­rada pelas organizações que buscam flexibilidade, segurança e ganhos de performance. A nova realidade é buscar o melhor de cada provedor de nuvem. Esse será um fator essencial para que as empresas tenham sucesso na adoção de cloud computing.”

Um passo à frente

Apesar de suas inúmeras vantagens, mon­tar ambientes heterogêneos com vários provedores de nuvem não é uma tarefa simples. Para que o negócio consiga ex­plorar ao máximo os benefícios das nu­vens e ainda manter controle sobre o or­çamento, surge a figura do Cloud Broker.

Eles são vistos como um passo à fren­te no uso do multicloud e são responsá­veis por traçar e implantar a melhor es­tratégia para os clientes. Cloud Brokers proporcionam serviços de consultoria, implementação, migração e gestão eficiente e especiali­zada de ambientes de TI para organiza­ções dos mais variados portes, utilizando sua própria infraestrutura de nuvem ou de parceiros certificados.

Essa solução torna viável que uma em­presa refaça sua arquitetura e aumente ou diminua os recursos de seus ambien­tes, de acordo com as próprias necessida­des, sem se preocupar com o gerencia­mento de diferentes fornecedores.

A estratégia é implementada em três etapas:

No primeiro momento, o ambiente atual da empresa é mapeado e uma nova arquitetura em cloud pro­posta. Essa sugestão de estrutura inclui análise de quais cargas de traba­lho devem ir para a nuvem.

O segundo passo é garantir a migra­ção dos ambientes de negócio e a criação de servidores, usuários e demais recur­sos necessários, como bancos de dados.

Na terceira etapa, o novo ambiente mul­ticloud é gerenciado 24 horas por dia, sete dias por semana. O cliente recebe relatórios detalhados, sendo informado sobre a utilização de todos os serviços de nuvem, seus custos e disponibilidade.

Dessa forma, o Cloud Broker se torna um ponto único de contato tanto para assuntos técnicos quanto financeiros entre o cliente e os vários provedores. Uma solução prática e completa, a altu­ra dos desafios da era digital.

Publicado em: Época Negócios - 01/12/2017

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