personalizacao do consumo

Personalização do consumo avança com análise de dados

2 minutos de leitura

Dados são ferramenta poderosa para obter insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio



Por Redação em 14/09/2022

Entender o comportamento do cliente e antecipar as suas demandas são diferenciais competitivos e relevantes. Afinal, isso permite que as empresas tomem decisões estratégicas quanto a produtos, estoques e até mesmo modelo de negócios. No varejo, a personalização do consumo contribui para melhorar a experiência do consumidor.

Nesse cenário, a inteligência de dados tem papel determinante. Um estudo do Capgemini Research Institute mostrou, inclusive, que a margem de lucro de empresas que utilizam dados em suas estratégias aumenta em cerca de 30%. 

Com as informações, segundo o levantamento, o varejo consegue mudar de uma mentalidade reativa para uma nova cultura ágil, que seja proativa e preditiva.

Vantagens da análise de dados no setor de varejo

A gestão da massa de dados obtidos a partir das transações diárias dos clientes possibilita obter informações valiosas, tais como:

  • identificação de tendências;
  • maior inteligência para coordenar os estoques e cadeia de suprimentos;
  • melhor gerenciamento de categorias;
  • precificação adequada;
  • promoções mais assertivas.

Além disso, os dados permitem estabelecer estratégias de personalização diferenciadas. Um exemplo é a segmentação de anúncios conforme o perfil de cada cliente e suas preferências de compra. Outros casos de sucesso estão na oferta de produtos complementares e em outras ações que contribuem para a fidelização e maior engajamento do consumidor. 

Existem soluções específicas para isso, como o Claro Geodata, uma ferramenta que permite que seus usuários tenham acesso a dados estatísticos de fluxo e deslocamento de pessoas, incluindo informações sócio-demográficas e de comportamento. 

“Isso viabiliza diversas soluções, como a decisão de instalar uma unidade do negócio em um determinado bairro, por exemplo. Também traz oportunidades para segmentos específicos, como o de turismo. Ao analisar o fluxo de pessoas em determinadas regiões e os locais visitados, é possível planejar novos pacotes para oferta aos consumidores, fazer anúncios de forma segmentada e entender quais os destinos mais procurados”, ilustrou o gerente de Vendas de Data Analytics da Claro, João Del Nero, frisando que esta ferramenta utiliza dados anonimizados, totalmente em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Dados também contribuem para a sustentabilidade

As organizações também estão usando dados relacionados ao comportamento do consumidor para implementar modelos de negócios de economia circular, já que 79% das pessoas tendem a valorizar marcas sustentáveis. Outras 77% destacam que essa abordagem promoveu a fidelização dos clientes. Além disso, 63% afirmam que isso levou ao aumento das receitas.

A pesquisa do Capgemini identificou também que 47% das empresas entrevistadas estão investindo em inteligência artificial, machine learning e Internet das Coisas, além de sistemas de analytics, para impulsionar seus objetivos de sustentabilidade.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

lideranca corporativa ia Estratégia

Liderança corporativa e IA para otimização de processos

Ferramentas apoiam a liderança e ditam novos rumos estratégicos para as empresas

open gateway Estratégia

Open Gateway avança no Brasil, segundo Infobip

Ferramentas antifraude estão entre os destaques do mercado financeiro

cisos Estratégia

Pesquisa mostra que 97% dos CISOs usam IA para diminuir erros humanos 

Levantamento envolveu executivos de 16 países, incluindo brasileiros