Embratel e AWS implementam Centro de Excelência em Nuvem para apoiar o desenvolvimento de soluções em nuvem em diferentes iniciativas
Empresas de todos os portes e indústria têm metas bem semelhantes: conseguir inovar nos negócios de maneira flexível e sem comprometer o orçamento. Muitas – antes e depois da pandemia – perceberam que a computação em nuvem era uma oportunidade para essa missão.
Porém, a jornada para a nuvem tem seus desafios e, para muitas empresas, acompanhar o ritmo acelerado pode ser o maior deles. Ainda mais quando os sistemas legados, os próprios processos internos e plataformas utilizadas caminham na contramão da inovação.
São essas barreiras que impedem as empresas de ganharem vantagem competitiva com a nuvem. No entanto, há uma maneira de saná-las: com um Centro de Excelência em Nuvem (CCoE), que vai fazer uso das melhores práticas no gerenciamento da adoção da nuvem em toda a empresa.
Nas últimas semanas, o Mundo + Tech trouxe um conteúdo explicando o que é um CCoE e outro sobre como sua empresa pode estruturar um centro de excelência. Agora, mostraremos por que fechar parcerias com services providers vai levar a sua empresa para o próximo nível.
E o primeiro ponto para essa jornada é o seguinte: com certeza algum setor da sua empresa é entusiasta da nuvem, mas o que fazer com os outros departamentos que ainda não são? O objetivo do CCoE é fazer com que todos os colaboradores participem dessa transformação.
Claro, não é algo que acontece da noite para o dia, porque é um movimento que exige talentos capacitados, uma cultura voltada para metodologias ágeis e tecnologias digitais atualizadas. Daí temos o CCoE da Embratel, se tornando uma alternativa para essa lacuna existente em muitas empresas.
Por isso, descubra mais nessa publicação os diferenciais da Embratel nas entregas de serviços em nuvem e como sua empresa pode caminhar com mais agilidade à inovação ao se apoiar no CCoE de um service provider.
Por que empresas de todos os portes precisam de um CCoE?
Se o assunto é computação em nuvem, muita gente a associa a tecnologia ao departamento de TI. Tudo bem ter esse pensamento, mas outros setores também têm responsabilidades no uso e contratação de infraestrutura e serviços cloud: finanças, jurídico, operações, entre outros.
A questão é que o ruído na comunicação entre esses departamentos cria gargalos na adoção da nuvem. Segundo o relatório “Cloud Management Report 2017: How Cloud Leaders Are Driving”, da CloudCheckr, empresa de gestão em nuvem, esse foi o principal desafio apontado por 94% dos 301 tomadores de decisão (ligados à TI e Negócios) que responderam à pesquisa.
O documento da CloudCheckr mostra ainda que:
- 81% das empresas entrevistadas afirmaram que precisam melhorar a comunicação entre os departamentos.
- 63% já criaram novas funções para lidar com a adoção da nuvem.
- 46% já formaram um CCoE.
- 83% acreditam que um CCoE é eficaz.
De fato, apesar de muitas empresas verem a nuvem como um catalisador de novas tecnologias, talvez a principal e maior transformação seja as pessoas. Daí fica a questão: o que caracteriza uma jornada bem-sucedida baseada em um CCoE?
Na opinião de Gustavo Villa, gerente de portfólio cloud da Embratel, é a empresa saber que “além da qualidade dos serviços entregues por profissionais de fato capacitados, também ter políticas de uso controladas, padrões de arquitetura definidos e ambientes gerenciáveis a disposição da empresa”.
O que muda de uma entrega tradicional de um projeto para uma entrega por um CCoE é o foco em cloud. Em um centro de excelência, os projetos seguem esses três pilares:
- Processos: que funcionam como um passo a passo das entregas.
- Ferramentas: para diminuir o tempo de padronização do projeto.
- Pessoas: time competente e certificado que conduzirá o projeto com as melhores práticas de nuvem.
Acelerando a adoção da nuvem com o CCoE da Embratel
Sua empresa entende a importância de investir melhor em serviços em nuvem, mas ainda trabalha os projetos de maneira mais tradicionais: em que a nuvem é usada de forma pontual para atender necessidades específicas de negócio.
Possivelmente, nesse cenário, uma solução feita para o departamento de RH não corresponderia às expectativas do setor de compras, por exemplo. Porém, o orçamento limitado não possibilita criar uma nova ferramenta, assim como o time de TI tem outras demandas na frente.
Nesse momento, olhar para o CCoE da Embratel vai trazer algumas vantagens para sua empresa: não somente acelerar a adoção da nuvem na sua empresa, mas possibilitar que seus colaboradores sejam capacitados para usar a tecnologia.
Vamos supor que o departamento de RH deseje implementar um novo sistema para gestão de freelancers contratados e o vencimento de cada um deles. Ao invés de sua solicitação precisar passar por um logo processo de concepção e preparação de ambiente, são utilizadas arquiteturas pré-concebidas como ponto de partida, acelerando todo o processo.
“A Embratel vai disponibilizar modelos de uso de nuvem para todas as áreas da empresa, em um modelo parecido com uma vending machine, onde cada área poderá escolher os recursos e as características que precisará utilizar e imediatamente toda a estrutura é disponibilizada”, diz Villa.
Essa suíte seria entregue não só com as melhores práticas operacionais e de segurança baseadas em nuvem, mas também com uma consultoria para identificar pontos importantes e mais urgentes para transformar uma área da sua empresa com tecnologias em nuvem.
Isso impacta positivamente todo o corpo de funcionários da empresa, principalmente o time de TI, que passa a ser capacitado e, com isso, poderá orientar e compartilhar os benefícios de soluções em nuvem para outros departamentos.
As vantagens de ter a Embratel como parceira
Com a nuvem, você provavelmente busca uma adoção acelerada e sustentável da tecnologia, assim como reduzir os gastos e maximizar a receita. Ao buscar o CCoE da Embratel, você terá o apoio de uma equipe multidisciplinar para direcionar o seu negócio da melhor maneira.
O Centro de Excelência em Nuvem da Embratel é fruto da parceria de uma parceria com a AWS, que já capacitou mais de 350 especialistas nas melhores práticas da cultura em nuvem. Isso significa que você terá soluções customizadas e adequadas para o seu negócio. Tudo baseado em desenvolvimento ágil.
“Esse time multidisciplinar vai entender qual é a dor do cliente para desenhar a melhor solução para ele. Isso envolve, dependendo do escopo, serviços profissionais (contratação de especialistas), time de operações e até mesmo o de negócios”, diz Gustavo Villa, da Embratel.
Outro benefício é o serviço gerenciado, em que, partir de uma infraestrutura de nuvem da própria Embratel, você tem em mãos diversos pacotes customizados, como monitoramento da nuvem, recursos de segurança, gerenciamento de acesso, entre outros.
“É uma estrutura que atualizamos constantemente para oferecer novos serviços aos clientes. A vantagem é que cada empresa que utiliza nossa nuvem pode se beneficiar dos recursos que disponibilizamos, mas de maneira customizada”, explica o gerente.
Como destaca Villa, o diferencial do CCoE da Embratel é a personalização e customização das soluções. “Vemos no mercado produtos pré-formatados, mas não customizados. O que queremos é entregar ao cliente a solução que vai resolver o problema dele. Tudo isso com maestria e a chancela da AWS”, finaliza.
Principais destaques desta matéria
- Centro de Excelência em Nuvem (CCoE) da Embratel é fruto da parceria com a AWS, uma das maiores plataformas de serviços de computação em nuvem do mundo.
- Para as empresas, é ter uma equipe multidisciplinar que entregará uma solução personalizada e customizada.
- Confira mais as vantagens de ter o CCoE da Embratel como parceiro do seu negócio.