Por que projetos de Internet das Coisas falham

Por que projetos de Internet das Coisas falham?

3 minutos de leitura

Não definir um caso de uso é um dos motivos para que empresas percam dinheiro em projetos de Internet das Coisas.



Por Redação em 04/10/2019

Não definir um caso de uso é um dos motivos para que empresas percam dinheiro em projetos de Internet das Coisas.

A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia emergente que já está no radar das empresas brasileiras e globais.

Um novo relatório da Gartner ilustra bem este momento. A empresa de consultoria prevê que o mercado corporativo de IoT aumente para 5,8 bilhões de dispositivos endpoints em 2020. É um crescimento de 21% em relação a 2019.

Esses dispositivos endpoints são hardwares responsáveis em receber as informações dos dispositivos IoT e enviá-los para a nuvem para análise.

Para a Gartner, os setores com maior taxa de crescimento de dispositivos endpoints no próximo ano são:

  • Automação predial (42%);
  • Indústria automotiva (31%),
  • Saúde (29%).

Desafios dos projetos de IoT

Embora a tecnologia traga expectativas positivas para as empresas, elas encontram alguns desafios na hora de colocar projetos de IoT em prática, segundo a pesquisa IoT Signals.

Falta de força de trabalho
A falta de talento e treinamento é um desafio para quase metade das empresas que já adotaram ou pensam em adotar a Internet das Coisas.

– Segurança
As empresas estão preocupadas em rastrear e gerenciar os dispositivos IoT. Para isso, esperam investir em mais endpoints e em outras camadas de segurança, como criptografia e autenticação.

FIQUE POR DENTRO: Dispositivos de IoT no Brasil estão comprometidos

Por que projetos de Internet das Coisas não vingam?

“Projetos de Internet das Coisas vão falhar se você não tiver um objetivo claro para eles”, aponta o professor Henrique Poyatos, coordenador acadêmico da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

Como ele explica, a Internet das Coisas ainda está acontecendo e muitas empresas estão se movimentando para implementar um projeto só porque “o mercado está fazendo”.

Ou seja, muitas empresas investem em IoT sem ao menos definir como a tecnologia pode impactar os negócios. Fazem apenas para não perder competitividade no mercado.

Mas perdem pela falta de planejamento. O resultado é um gasto de orçamento acima do esperado e projetos que não mostram benefícios reais.

“IoT é estratégico e pode trazer mais produtividade para as empresas. Mas elas devem avaliar se há uma necessidade de ter um projeto do tipo”, avalia Poyatos.

O que fazer antes de decidir por seguir com um projeto de IoT?

Imagem de uma estufa

As dicas que o professor dá para diminuir a “taxa de mortalidade” de projetos de IoT são as seguintes:

  • Olhar os processos internos: “é pensar se a solução de IoT vai ajudar ou não os negócios da empresa. É preciso mapear se o projeto tem viabilidade econômica porque não adianta gastar dinheiro se não tem viabilidade”.
  • Pensar a médio e longo prazo: “o benefício de um projeto vai ser colhido a médio e longo prazo. Às vezes, a empresa não vai conseguir nem medir quanto está economizando com a IoT. É preciso pensar que, às vezes, você não vende mais, mas otimiza processos internos. Então como mensurar isso para mostrar aos tomadores de decisão que isso é benéfico?”.
  • Aceitar que erros podem acontecer: “vamos olhar para uma estufa artificial no agronegócio. Você não vai colocar apenas um sensor de temperatura nela e sim vários porque o sensor pode ser de baixa qualidade. Ou seja, ele pode falhar a qualquer momento ou não ser calibrado. Com vários sensores, você aceita essa confusão, mas por ter muitos, você consegue analisar os dados e tirar a melhor interpretação deles”.

FIQUE POR DENTRO: 5 casos de uso de analytics em IoT nos negócios

Por que adotar soluções de Internet das Coisas?

Adotar a Internet das Coisas vai permitir que sua empresa tenha mais eficiência, produtividade e segurança nos negócios.

Embora a prova de conceito seja a maior barreira para entender como a IoT vai impulsionar seus negócios, abraçar este desafio tem como consequência o aumento do ROI nos próximos anos.

Principais destaques desta matéria:

  • Internet das Coisas (IoT) está em um estágio inicial nas empresas brasileiras;
  • Mas muitos projetos falham porque empresas não têm caso de uso específico para IoT;
  • Gartner prevê aumento de 21% no número de dispositivos endpoints de IoT;
  • Especialista mostra 3 dicas do que levar em conta antes de criar um projeto de IoT.

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