A maior parte dos provedores de serviços em nuvem deve passar por um ciclo de expansão em 2022, o que vai elevar o capex dos datacenters em dois dígitos neste ano. A conclusão é de um relatório publicado pelo Dell’Oro Group, que, apesar de identificar as boas perspectivas, aponta que podem haver restrições da cadeia de suprimentos capazes de limitar o crescimento destas empresas.
Segundo o Relatório Trimestral de Capex de TI de Data Centers do 4º trimestre de 2021, o capex mundial do segmento deve ultrapassar US$ 240 bilhões em 2022.
As remessas de unidades de servidor devem retornar ao crescimento de dois dígitos em 2022, com a redução das restrições. Isso significa que os provedores de serviços em nuvem podem lançar serviços em mais de 40 novas regiões ainda neste ano.
“Em 2021, o capex mundial de data center cresceu 9% e ultrapassou US$ 200 bilhões pela primeira vez”, disse Baron Fung, diretor de pesquisa do Dell’Oro Group, segundo a página Convergência Digital. Porém, em sua avaliação, o crescimento decorre, principalmente, dos preços médios de venda mais altos dos servidores. “Os fornecedores repassam custos elevados das commodities e da cadeia de suprimentos para os usuários finais”, observou o executivo.
Segundo ele, novas plataformas de servidores, equipadas com processadores de última geração e aceleradores de Inteligência Artificial (IA), também contribuem para o aumento da receita.