armazenamento nuvem

Provedores em nuvem: mercado deve ultrapassar US$ 240 bilhões em 2022

< 1 minuto de leitura

Novas demandas, aliadas às novas plataformas de tecnologia, devem elevar o capex dos provedores em nuvem, segundo estudo da Dell'Oro



Por Redação em 31/03/2022

A maior parte dos provedores de serviços em nuvem deve passar por um ciclo de expansão em 2022, o que vai elevar o capex dos datacenters em dois dígitos neste ano. A conclusão é de um relatório publicado pelo Dell’Oro Group, que, apesar de identificar as boas perspectivas, aponta que podem haver restrições da cadeia de suprimentos capazes de limitar o crescimento destas empresas.

Segundo o Relatório Trimestral de Capex de TI de Data Centers do 4º trimestre de 2021, o capex mundial do segmento deve ultrapassar US$ 240 bilhões em 2022. 

As remessas de unidades de servidor devem retornar ao crescimento de dois dígitos em 2022, com a redução das restrições. Isso significa que os provedores de serviços em nuvem podem lançar serviços em mais de 40 novas regiões ainda neste ano.

“Em 2021, o capex mundial de data center cresceu 9% e ultrapassou US$ 200 bilhões pela primeira vez”, disse Baron Fung, diretor de pesquisa do Dell’Oro Group, segundo a página Convergência Digital. Porém, em sua avaliação, o crescimento decorre, principalmente, dos preços médios de venda mais altos dos servidores. “Os fornecedores repassam custos elevados das commodities e da cadeia de suprimentos para os usuários finais”, observou o executivo.

Segundo ele, novas plataformas de servidores, equipadas com processadores de última geração e aceleradores de Inteligência Artificial (IA), também contribuem para o aumento da receita.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

Estratégia

Impactos da IA generativa no judiciário são debatidos em Brasília

Ministros de Justiça e especialistas em tecnologia pontuam os benefícios e os cuidados com o uso da IA Generativa no sistema judiciário brasileiro

ia tarefas estrategicas Estratégia

IA libera profissionais de tarefas repetitivas para decisões estratégicas

Em vários segmentos, a IA contribui com tarefas rotineiras, permitindo que profissionais se concentrem em atividades estratégicas e inovadoras

experiencia do cliente Estratégia

Conectividade sustenta experiência do cliente

Líderes da transformação digital de vários segmentos olham produtos de telecomunicações de uma perspectiva alinhada à criação de diferenciais em suas ofertas

diversidade Estratégia

Executivas defendem diversidade by design nas estratégias de IA

Evitar que se reforcem valores anacrônicos e vieses de exclusão devem ser cuidados centrais nas automações e análises com Inteligência Artificial