Imagem de um executivo conversando no celular enquanto trabalha no laptop Happy businessman communicating over mobile phone and working on laptop while being at work.

Quais os desafios de inovação das PMEs em tempos de crises?

3 minutos de leitura

Limite de orçamento, falta de conhecimento e LGPD são alguns desafios de inovação enfrentados por PMEs que buscam a transformação digital.



Por Redação em 13/04/2020

Ser digital virou mais que necessidade nos últimos meses. Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas precisaram apostar ainda mais na adoção de tecnologias para evitar prejuízos. Mas, ao olhar para as pequenas e médias empresas (PMEs), quais os desafios de inovação elas encaram nesse cenário?

Um dos principais desafios é o limite orçamentário, que acaba refletindo na jornada de transformação digital desses empresários.

Segundo relatório do fim de 2019 da Capterra, diretório de softwares e braço da consultoria Gartner, muitas PMEs ainda estão nos estágios iniciais e intermediários da transformação digital de seus negócios, como é possível ver abaixo:

• 19% estão na fase inicial, ou seja, adotaram novas tecnologias. Porém, os processos continuam iguais.
• 46% dizem estar na fase intermediária. O que significa que já possuem tecnologias e começaram a mudar recentemente os modelos de negócio.
 8% se consideram em fase avançada. Isso quer dizer que já reinventaram o modelo de negócio.
• 22% estão na fase “além do avanço”. Significa dizer que usam tecnologias de forma estratégica e como diferencial competitivo.
 4% não iniciaram a jornada de digitalização.
• 1% não soube responder o que é a transformação digital.

Outro destaque é o papel da computação em nuvem para a transformação digital. Do total de pequenos empreendedores entrevistados, 94% têm algum conhecimento sobre softwares e soluções em nuvem.

Quais outros desafios de inovação da PMEs?

Além da questão do orçamento (35%), as empresas de pequeno e médio porte encaram outros freios na transformação digital dos negócios.

Por exemplo, 34% precisam lidar com a falta de conhecimento técnico dos líderes ou da equipe quanto a adoção de tecnologias. A cultura da empresa (12%), tecnologia legada (9%) e burocracia interna (8%) também são outros desafios de inovação.

E ainda existe um desafio novo: as PMEs precisam lidar com a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Embora a lei passe a valer somente em 2021, uma outra pesquisa da Capterra, realizada em fevereiro deste ano, mostrou que 24% das PMEs desconhecem sobre a LGPD.

Aliás, se você se enquadra nesses 24%, este post blog do Mundo + Tech, você entende por que é preciso dar continuidade da jornada de adequação.

A complexidade da legislação foi uma grande barreira para as PMEs que finalizaram o processo de conformidade (82%) e para as que caminham ainda nesta jornada (59%). Já o trabalho de adequação teve a responsabilidade do time de TI, do time legal ou uma parceria entre os dois.

Nuvem é a chave da transformação digital das PMEs

As pequenas e médias empresas são muito importantes para a nossa economia. Para se ter uma ideia, em 2019 somente os pequenos negócios criaram 731 mil vagas formais de emprego. Assim, com a adoção de tecnologias, elas conseguem agilizar a prestação de serviço, reduzindo também os custos de manutenção e operação.

Se olharmos para a computação em nuvem, as PMEs conseguem expandir seus recursos tecnológicos de acordo com as necessidades, sempre alinhadas ao crescimento do negócio e de novas demandas.

Muitos empreendedores já olham para a tecnologia, ainda que o investimento não seja o ideal (quando comparados com outros países).

Ao analisar o cenário de software na nuvem, 52% das PMEs utilizam Google docs/G-Suite no dia a dia, enquanto 85% fazem uso de aplicativos móveis. Essa adoção de ferramentas na nuvem, aborda a Capterra, “nem sempre é percebida como uma transformação substancial”.

Em tempos de quarentena e home office, são ferramentas que, para as PMEs, trazem produtividade e eficiência já que vão permitir realizar atividades que antes exigiam a presença física do colaborador no escritório, por exemplo.

Outro exemplo é a adoção do WhatsApp Business e Instagram para atingir e fidelizar novos clientes e, assim, encurtar a distância para a venda de um produto ou serviço ao consumidor.

Vença os desafios de inovação com a própria tecnologia

Por mais que muitas PMEs achem que adotar tecnologia seja uma realidade distante, o pensamento deve ser justamente o contrário. É possível obter resultados utilizando as ferramentas que estejam na nuvem.

Vale destacar que os desafios de inovação podem ser encarados através de parcerias com consultorias e empresas especializadas, como a Embratel.

Como você já deve ter percebido, a transformação digital é uma jornada desafiante. E esse caminho pode ser facilitado se você conseguir identificar quais são as necessidades mais urgentes e qual a tecnologia mais indicada para essas dores.

Principais destaques desta matéria

  • PMEs têm grandes desafios de inovação, como orçamento e LGPD.
  • Pesquisa da Capterra mostra que elas ainda estão em estágios iniciais da transformação digital.
  • Adoção da computação em nuvem pode ser o passo inicial da jornada de inovação das PMEs.

E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

Gustavo Loyola gov.br Estratégia

Gov.br avança em integração e segurança digital

Com níveis de segurança digital e implementação de inteligência artificial para personalizar serviços, plataforma coloca o Brasil no alto do ranking do Bird

seguranca digital Estratégia

Brasileiros melhoram segurança digital, mas vulnerabilidades ainda são grandes

Pesquisa bienal da Mobile Time com a Opinion Box mostra que segurança digital evoluiu, mas há vulnerabilidades em todas as faixas etárias

golpes digitais Estratégia

Fraudes e golpes digitais avançam globalmente

Criminosos fazem uso de engenharia social na maioria dos casos, e a proteção contra eles depende da atuação e letramento de toda a sociedade

hackers do bem Estratégia

Programa Hackers do Bem forma profissionais de cibersegurança

Iniciativa capacita mão de obra qualificada para reduzir o hiato existente no setor de segurança da informação