O white paper com o tema”Computação em Nuvem: Caminhando em Direção ao Mundo Inteligente”, da Huawei, ressalta a função da nuvem no processo global de transformação digital. O documento não só estabelece uma meta comum de acessibilidade digital e inteligência, como também está fundamentado em três pilares: governos, indústrias e sociedades. A segurança digital, contudo, se mantém como alicerce estrutural de todo o estudo.
O relatório é baseado no conceito “1+3+1”, que demonstra a visão sobre como a computação em nuvem pode transformar o mundo. Nessa linha:
- 1 objetivo compartilhado: o desafio de tornar a tecnologia acessível e útil para todos, melhorando a vida das pessoas;
- 3 pilares principais: governo, empresas e sociedade. Ou seja, trabalhar para que se tenha governos mais eficientes, com a oferta de serviços rápidos e acessíveis à comunidade, como saúde digital e cidades inteligentes, por exemplo, além de empresas mais modernas com o apoio da tecnologia para a criação de produtos e serviços inovadores. A ideia é de uma sociedade mais conectada, melhorando setores como educação, economia, entretenimento, entre outros;
- 1 base de segurança, para garantir a proteção de dados e a segurança de todo o processo.
O white paper aponta que a computação em nuvem “tem um efeito multiplicador significativo no crescimento econômico”. Nesse sentido, conforme o relatório, a análise de regressão exponencial entre investimentos em cloud e PIB global, mostra que cada dólar adicional investido no segmento, além do valor médio de US$ 700 milhões, pode aumentar o PIB em US$ 4.
O cenário é composto por diversos fatores, entre eles o fato de a computação em nuvem incentivar a construção de infraestrutura (centros de dados e redes) e expandir a economia digital. Novos empregos são gerados de acordo com o ciclo de vida da nuvem (planejamento, integração e manutenção). A nuvem melhora a eficiência, a qualidade dos serviços ao mesmo tempo que reduz custos e barreiras de entrada para startups, por exemplo.
“Além disso, a cada 10 postos de trabalho diretos gerados no setor de nuvem, originam-se outros 55 postos de trabalho indiretos, evidenciando sua importância como impulsionador de desenvolvimento sustentável”, ressalta o white paper.
Eficiência energética e o papel da nuvem

Os data centers baseados em nuvem podem reduzir consideravelmente o consumo de energia em comparação aos modelos tradicionais. Ou seja, trata-se de uma tecnologia especial que justifica o papel da nuvem também para a eficiência energética.
A Secretaria de Governo Digital, que lidera a transformação digital no país, se tornou um caso de sucesso. A iniciativa beneficiou mais de 150 milhões de pessoas, atingindo a disponibilização digital de 100% dos serviços públicos ainda em 2023. O projeto contou com a migração de 30 centros de dados governamentais para a nuvem, atribuindo eficiência e segurança.
Dubai, nos Emirados Árabes, e Singapura, na Ásia, também se tornaram referências na adoção de nuvem em plataformas do governo. Segundo o estudo, as iniciativas de cidades inteligentes em Dubai melhoraram significativamente os serviços públicos e a satisfação dos cidadãos.