Seul, na Coreia, testa plataforma no metaverso

2 minutos de leitura

A Praça da Cidade de Seul virtual e locais de eventos integram um programa piloto que pretende levar várias atividades para o metaverso



Por Redação em 16/05/2022

A cidade coreana de Seul lançará em breve a Praça da Cidade de Seul virtual e ambientes para eventos em realidade aumentada, durante um programa piloto que pretende testar o uso do metaverso. O projeto, denominado Metaverse Seul, está sendo conduzido pelo Instituto de Tecnologia de Seul (SIT) em parceria com o governo local. 

O metaverso imersivo poderá ser acessado por meio do site do SIT, que tem a ajuda da empresa de tecnologia 3D Factory.

Vale explicar que Seul já é uma das cidades mais conectadas do mundo, com mais de 95% de seus dez milhões de habitantes conectados a serviços 4G ou 5G. Além disso, a prefeitura oferece uma extensa rede de Wi-Fi gratuito com mais de 100 mil pontos de acesso.

Experiência imersiva no metaverso

Os usuários conectados ao metaverso poderão criar seus avatares e entrar no ambiente virtual, onde terão informações em tempo real sobre temperatura, clima e ar da cidade real. Quando a plataforma for oficialmente aberta ao público, por exemplo, as cerejeiras virtuais da Praça da Cidade de Seul estarão florescendo. Além disso, o recurso de sincronização em tempo real da plataforma permitirá que os visitantes vejam o local virtual mudar de acordo com a estação e o horário.

Passando pela passarela subterrânea que atravessa a praça, os usuários podem chegar à área onde serão realizadas reuniões remotas, conferências e coletivas de imprensa. Para tanto, esse ambiente (que suporta várias reuniões simultâneas) estará equipado com um sistema de chat virtual e os apresentadores poderão compartilhar suas telas e fazer transmissões ao vivo de links externos.

O objetivo é que o ambiente seja usado também para outros eventos, incluindo a Seoul Beauty Week, quando os cidadãos podem se envolver em atividades virtuais e participar das ações de forma remota. 

A cidade também planeja organizar experiências culturais no metaverso, como a recriação da  histórica Yukjo-geori (Rua dos Seis Ministérios), da dinastia Joseon, além de desenvolver meios de pagamento virtual para obras de arte expostas como NFTs (tokens não fungíveis).

Metaverso Seul contribuirá para criar cidade inteligente

A plataforma ajudará a consolidar o acesso a diversos serviços da cidade, por meio da tecnologia de gêmeos digitais, além de facilitar o acesso a imagens de segurança locais, relatar incêndios e melhorar a infraestrutura pública. 

Por exemplo, o serviço S-Map já fornece um gêmeo digital para planejamento urbano, monitoramento de incêndio em tempo real e análise de trajetória do vento. Um serviço de segurança chamado Ansimi App também conecta os usuários aos serviços da polícia de Seul, que podem acessar dados de localização local e feeds de câmeras para acelerar as investigações. 


E-book gratuito: Conheça as possibilidades das cidades inteligentes e como colocá-las em prática

Saiba mais


Matérias relacionadas

web summit startups Inovação

No Web Summit Rio 2024, falando a língua universal das startups

Muitas dessas empresas estão na vanguarda de pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios mundiais

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais

startups embratel Inovação

Aquisições estratégicas impulsionam a inovação, mostra Embratel

Ao buscar a aquisição de uma startup, a Claro e a Embratel preservam as culturas corporativas, ao mesmo tempo em que procuram empresas que se adequem ao seu modelo estratégico de negócio

hiperpersonalizacao cliente Inovação

Hiperpersonalização: o cliente no centro das estratégias

Operação brasileira do Burger King usa inteligência artificial e machine learning para personalizar cada vez mais as ofertas aos clientes, que assumiram, de fato, o core da estratégia da companhia