Social: Claro promove iniciativas voltadas para a inclusão produtiva

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Relatório de Impacto 2023, divulgado pela operadora e o Instituto Claro, detalha os esforços e cuidados aplicados pela empresa em âmbito social



Por Redação em 01/08/2024

A Claro e o Instituto Claro lançaram, em julho deste ano, o Relatório de Impacto 2023, que destaca as iniciativas das organizações em prol do desenvolvimento sustentável. O documento reúne as estratégias, os resultados, as ações e relatos que giram em torno do compromisso com o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e governamental (ESG) dentro da gestão do negócio.

A operação conjunta das partes é fundamental para um futuro próspero e inclusivo, como salienta o relatório. A diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero, explica que “essa conexão vai além da conectividade tecnológica, é sobre conectar sonhos e oportunidades”.

Em outras palavras, essa conexão pode ser exemplificada com os números de 2023. No ano, 3.411 jovens em situação de vulnerabilidade foram contratados pela Claro e empresas do grupo, assim como foram doados R$ 200 mil em benefício de crianças com deficiência e mais de 1,7 milhão de alunos foram favorecidos em projetos educacionais.

Dupla Escola

Entre os beneficiários de iniciativas em educação da Claro, está Winner Happy de Assis Cajueiro, de 22 anos, que é ex-aluno do projeto Dupla Escola. O jovem, natural de Pedra de Guaratiba, um bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi convidado como representante da Claro e do Instituto Claro para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. 

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Winner Happy e a vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero (Foto: Reprodução/Winner Happy via LinkedIn)

Fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual do Rio de Janeiro, o projeto articula a educação de qualidade com formação técnica profissionalizante em Telecomunicações. Lançado em 2014 e implementado na Escola Estadual Hebe Camargo, também localizada em Pedra de Guaratiba, o programa, segundo o documento, “amplia as perspectivas profissionais dos estudantes, facilitando sua inserção em empresas, além de promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para a cidadania ativa e a responsabilidade social”.

Até o final de 2023, o Dupla Escola beneficiou mais de três mil estudantes, além de ter formado 926 alunos, dos quais 59 foram contratados pela Claro.

Naves do Conhecimento

Foto: Divulgação/Instituto Claro

Ainda em colaboração com órgãos públicos, a Claro apoia o projeto Naves do Conhecimento, liderado pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

Com o objetivo de democratizar o acesso ao universo digital, a iniciativa oferece, de acordo com o relatório, “espaços equipados com internet de alta velocidade para o aprendizado e desenvolvimento de jovens em comunidades carentes”. Ao todo, existem nove espaços espalhados pela Zona Oeste e Zona Norte do Rio, que contam com as naves do conhecimento e suas respectivas “experiências educativas interativas”, cujo propósito é formar cidadãos capazes de dialogar com a sociedade do conhecimento.

Um milhão de oportunidades (1 MiO)

Foto: Divulgação/1 MiO

A iniciativa da UNICEF, “Um milhão de oportunidades (1 MiO)”, visa gerar um milhão de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade no Brasil. A Claro é parceira no projeto e colabora para a inclusão produtiva, a partir da educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais, capacitação profissional, além de acesso a vagas de aprendiz, estágio e emprego formal.

Desde que foi criado, em 2020, o projeto já gerou mais de 510 mil oportunidades. Na Claro e em empresas do grupo, mais de 4.500 vagas foram divulgadas em 2023. Neste mesmo ano, a faixa etária dos participantes foi ampliada e, agora, contempla pessoas entre 14 a 29 anos, o que aumenta em cinco anos a idade limite para participação no programa.

Conexão Voluntária

Foto: Divulgação/Instituto Claro

A mobilização acerca de práticas sociais positivas da Claro também ocorre internamente. O Conexão Voluntária, criado em 2019, desenvolve projetos voltados para a educação e cidadania, que já beneficiaram, ao todo, 227 instituições e 49.662 pessoas, com a participação de 11.489 colaboradores em mais de 22 mil horas em ações.

Os objetivos do projeto, listados pela Claro, são: 

  •  fortalecer o engajamento comunitário, estimulando a participação tanto em atividades presenciais como remotas;
  • alavancar o potencial dos colaboradores para contribuir de forma significativa com a sociedade, a partir de suas habilidades e competências;
  • promover parcerias estratégicas com organizações não governamentais e entidades sociais, maximizando o impacto das ações.

Bem-estar social

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Foto: Divulgação/Instituto Claro

Outra ação interna da empresa envolve os colaboradores e seus respectivos familiares, por meio de eventos online, que contemplam aspectos físicos, afetivos, sociais e econômicos. O programa Bem-estar Social, resultado da parceria entre a operadora e a Fundação Carso, é conduzido em 17 países, além de promover palestras e workshops sobre temáticas diversas que se articulam em torno de três pilares fundamentais: saúde, formação e cultura e recreação.

Os eventos, que abordam questões como consciência social e crescimento pessoal, registraram, em 2023, um aumento de aproximadamente cinco mil pessoas no número de participantes das atividades promovidas, o que resultou em 18.081 participações.

Em um projeto semelhante, o ASUME, a Claro também promove eventos, oficinas e vivências, para colaboradores da empresa e de outros players do grupo, bem como para seus familiares. Nesses, as discussões giram em torno de temas que contribuem para o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de habilidades sociais e interpessoais.

Projetos sociais Claro + Instituto Claro

Além dos projetos mencionados anteriormente, a Claro e o Instituto Claro estão envolvidos em mais iniciativas com finalidades sociais. Dentre elas, destacam-se o Trajetórias de Sucesso Escolar, o Campus Mobile, o Programando Meu Futuro, o Portal do Instituto Claro, o Ação Social pela Música e o TELETON.

Os programas citados corroboram, segundo o presidente da Claro e do Instituto Claro, José Félix, com o compromisso social da empresa, tanto de maneira interna, quanto externa.

“No pilar social, seguimos firmes em nosso propósito de investir em educação e cidadania e incentivar a inclusão produtiva jovem. Em 2023, a Claro também teve a honra de conquistar o selo GPTW (Great Place to Work), que atesta o compromisso da empresa com o bem-estar de seus colaboradores”, ressaltou Félix.


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