Você sabia? O Connect Cloud Embratel está hospedado em um ambiente com certificação Tier III.

Você sabia? O Connect Cloud Embratel está hospedado em um Data Center com certificação Tier III.

4 minutos de leitura

Saiba qual a importância de um Connect Cloud Embratel com Tier III para empresas de diferentes tipos de segmento.



Por Redação em 16/06/2020

Saiba o que isso significa e qual a sua importância para empresas de diferentes tipos de segmento.

Quando a pergunta é qual solução em nuvem é confiável, possibilita disponibilidade, controle e autonomia para os negócios, a resposta só pode ser: Connect Cloud Embratel. E, neste blog post, vamos trazer motivos para você passar a considerá-lo na sua empresa.

A nuvem pública da Embratel é uma solução em que você compra uma infraestrutura sob demanda com a vantagem de pagar somente o que usar, podendo escalá-la de acordo com a necessidade do seu negócio.

Observe as grandes datas do varejo on-line, como o Natal e a Black Friday. São períodos em que os pedidos em lojas de e-commerce crescem acima da média. A infraestrutura existente precisa estar adequada para absorver esta demanda.

Maior utilização dos sites de e-commerce implica em maior necessidade de recursos computacionais. Caso a infraestrutura não esteja preparada, poderá haver lentidão e até mesmo indisponibilidade de sistemas.

Anos atrás, as empresas enfrentavam esses períodos da seguinte forma: compravam um servidor físico dedicado ao momento de pico e, após passada a data, o equipamento ficava parado, esperando o próximo pico de demanda.

Uma máquina ociosa representa desperdício de recursos de infraestrutura e gastos desnecessários para a empresa. Pois ela só será plenamente utilizada apenas para suportar uma próxima demanda em futuras datas comemorativas.

Mas você não precisa ser um e-commerce para se beneficiar das soluções tecnológicas que são mais adequadas para dar conta dos desafios de sazonalidade e escalabilidade do seu negócio

Na Black Friday, a quantidade de acessos em um site vai exigir maior carga de processamento. Então, o varejista pode contratar esse serviço do provedor em nuvem sabendo o quanto vai pagar por esse adicional.

Ao passar a data, ele não terá mais essa demanda, voltando a utilizar o que foi contratado e tendo toda a visibilidade dos gastos previstos para esse período de maior processamento exigido pela data.

Um exemplo mais atual é o home office. Muitas companhias usam ferramentas de colaboração, possibilitando o compartilhamento de arquivos, videochamadas e outros recursos.

Isso só é possível porque essas ferramentas estão hospedadas em uma nuvem pública, permitindo escalá-las em reuniões de integração, por exemplo, e garantindo a disponibilidade dos recursos.

As principais características do Connect Cloud Embratel

A solução Connect Cloud Embratel é baseada em OpenStack e em tecnologia Software-defined Network (SDN, sigla em inglês para Rede definida por Software). Abaixo, trazemos um breve resumo sobre elas:

SDN (Software -defined Network):

É um recurso que permite ao administrador de rede usar mecanismos de software para virtualizar, controlar, personalizar, alterar e gerenciar uma rede.

OpenStack:

É uma plataforma open source (código aberto) que usa recursos virtuais agrupados para criar e gerenciar nuvens públicas e privadas. As ferramentas que abrangem a plataforma OpenStack, chamadas de “projetos”, lidam com os serviços essenciais de cloud computing:

  • Computação.
  • Rede.
  • Armazenamento.

Numa simples analogia, “assim como o sistema operacional gerencia os componentes de nossos computadores, o OpenStack pode ser chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir papel similar em maior escala”.

Traduzindo para uma linguagem dos negócios, a utilização da plataforma OpenStack propicia a possibilidade do uso de um leque de aplicações que você pode integrar ao Connect Cloud sem a necessidade de ter que desenvolver suas próprias integrações à plataforma, diminuindo custos.

Ou seja, essa facilidade vai permitir que você gerencia a nuvem e integre diversas ferramentas de desenvolvimento ou devops por meio de uma interface web ou API, trazendo flexibilidade e atendendo a toda demanda do negócio.

Mas, claro, essas são só algumas características da solução da Embratel. Ao adotar a Connect Cloud, você terá também:

  • Suporte em português 24×7.
  • Operação 100% no Brasil.
  • Gestão avançada de redes e VLANs.
  • Suporte a YAML para automação de deploy de ambiente.
  • Grupos de Segurança e Microsegmentação.
  • APIs abertas.
  • DNS as a Service: capacidade de gerenciamento de domínios.
  • Serviço de VPN: solução para conexão site-to-site.

As vantagens da nuvem pública da Embratel

Talvez, a maior dor de cabeça para as empresas seja quando um sistema apresenta lentidão ou é interrompido. Isso pode gerar perdas de receita e insatisfação do cliente. Então, como evitar?

Quando seus produtos e serviços estão no Connect Cloud Embratel, pode ter mais tranquilidade, porque a sua solução estará hospedada em um data center com certificação Tier III do Uptime Institute.

Um data center tem um certificado Tier III da Uptime Institute, como o da Embratel, ele atende a requisitos de infraestrutura redundante, o que implica em um possibilidade muito menor de indisponibilidade.

Em outras palavras, o Connect Cloud vai permitir que os seus negócios fiquem o tempo todo no ar.

Além da alta disponibilidade dos negócios, a solução da Embratel fornece outras vantagens:

  • Integração: uso de API para automatizar e integrar os ambientes em nuvem.
  • Economia: a cobrança é flexível, pagando apenas pelo uso ou de recursos reservados (escalar em períodos sazonais, por exemplo).
  • Escalabilidade: possibilidade de configurar o ambiente para escalar de forma automática em picos de utilização.
  • Autonomia: controle do ambiente para configurar rede, computação e armazenamento.

Conecte seus ambientes com a Embratel

O Connect Cloud Embratel permite a integração de vários ambientes tradicionais de data center e até mesmo de outras nuvens públicas.

Se você possui sistemas baseados em código aberto (open source), levá-los para a nuvem Embratel poderá ser um processo tranquilo, pois as APIs de integração dos sistemas de código aberto poderão facilitar todo processo.

A solução da Embratel pode ser utilizada na implementação dos vários modelos de nuvem pública ou híbrida.

Tudo isso com a flexibilidade de pagar somente pelo que usar.

Quer saber como garantir a disponibilidade do seu negócio com o Connect Cloud Embratel? Fale com um de nossos consultores e leve sua empresa para o próximo nível.


Repassando o que vimos neste post

  • Connect Cloud da Embratel é uma nuvem pública da Embratel.
  • Tier III é a certificação do Data Center Embratel que garante confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos de infraestrutura (como, por exemplo, servidores e storages).
  • Certificação TIER é realizada pelo Uptime Institute Professional Services, único fornecedor mundial para Classificação Tier de Data Centers.


Matérias relacionadas

Conectividade

Londres lança política de inclusão digital para conectar um quarto da população

Quase 2 milhões de londrinos têm acesso limitado à Internet, enquanto 3% não tem nenhum acesso. Programa social visa atacar esse déficit.

Conectividade

Internet avança nas áreas rurais do Brasil

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, o uso de internet no país aumentou durante a pandemia, em todas as regiões, embora a conectividade no campo ainda seja menor

Conectividade

Assinaturas 5G podem chegar a 4,4 bilhões até 2027, segundo Ericsson

Número de assinaturas 5G já chegou a 1 bilhão no mundo e a percepção é que a nova tecnologia está avançando mais rápido que as antecessoras

conexao 5g Conectividade

Claro inaugura serviço de 5G+ em Brasília

A capital do Distrito Federal será a primeira a ter o serviço de 5G+ na faixa de 3,5 GHz da Claro, habilitando melhores experiências aos seus clientes