Embratel Talks
A maturidade de adoção da nuvem é grande, mas boa parte das empresas ainda vive dilemas frequentes com os ambientes on-premise (quando a infraestrutura, customização, configuração e atualização são de responsabilidade da equipe interna).
O relatório Flexera 2021 State of the Cloud destaca que o uso de soluções em nuvem cresceu de forma expressiva durante a pandemia, que acelerou a digitalização. O material também ressalta que 92% das empresas têm uma estratégia de várias nuvens e 82% delas optam pela nuvem híbrida.
Marco Feliziani, consultor de governança cloud da Embratel, menciona que algumas empresas ainda têm dificuldades em entender a importância da nuvem para os negócios. Hoje, a preocupação com o consumo de energia elétrica nos data centers é muito grande, falamos em green computing, e a migração para a nuvem contribui para a eficiência energética das empresas de forma mais inteligente.
As organizações não entendem quanto tempo a automação economiza e, por isso, preferem manter os controles de forma manual. Mas a nuvem oferece vantagens como acesso de qualquer lugar, sem a necessidade de um profissional 100% do tempo dedicado, atualizações frequentes e segurança.