Conheça as tecnologias que habilitam o metaverso

A ideia de metaverso é a criação de ambientes virtuais que utilizam realidade aumentada, o que permite interação entre os usuários, simulando uma experiência real. 

O recurso permitirá uma série de inovações, desde games nos quais os jogadores têm uma experiência mais imersiva, e podem até fazer deles uma fonte de renda, até a possibilidade de participar de cursos, treinamentos e aulas físicas e digitais (figital).

O 4G não suporta esse fluxo de dados e é por isso que o 5G é essencial para habilitar as tecnologias para o universo virtual, que, provavelmente, usará soluções como sensores conectados (IoT), realidades virtual e aumentada, inteligência artificial, entre outras, de forma combinada.

A realidade aumentada é uma parte essencial do conceito de metaverso, mas não é tudo. Para que as pessoas possam interagir no ambiente virtual, por exemplo, será necessário o uso de dispositivos e sensores conectados, por meio de Internet das Coisas (IoT).

Como não há limites geográficos no metaverso, as transações (como a compra de um imóvel) são feitas por meio de moedas digitais descentralizadas e não por dinheiro fiduciário. Os criptoativos assumem, portanto, um papel de grande relevância nesse cenário. 

Todas as transações em criptoativos são validadas por blockchain, uma tecnologia que permite rastrear o envio e o recebimento de informações pela internet, garantindo segurança.

VEJA MAIS