bcg

Adoção de tecnologia pode aumentar receita em até 25%, aponta BCG

2 minutos de leitura

Estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização



Por Redação em 15/07/2022

A adoção de soluções digitais pode gerar entre 9% e 25% de crescimento de receita, além de levar a redução de custos de 8% a 28%, segundo um novo estudo do Boston Consulting Group (BCG). Para chegar nesses números, é preciso escalar as soluções para toda a empresa, pois só a implementação de tecnologia não é o suficiente.

O estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização. Por isso, é interessante que se faça análise de casos de sucessos do mercado.

O processo também pode gerar benefícios qualitativos, como maior capacidade para integrar novos ecossistemas, maior resiliência de negócios e até um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado. O resultado é trazer uma melhor experiência para os clientes, baseado na premissa de que empresas que escalam soluções têm um maior desenvolvimento em suas diversas áreas.

O que as líderes digitais fazem, segundo BCG

Foram 2 mil empresas que participaram do estudo global do BCG, sendo que 30% delas foram categorizadas como líderes digitais. Segundo a pesquisa, essas companhias conseguiram passar da etapa de projetos piloto e colocá-los em operação, incorporando totalmente as soluções digitais em suas organizações, mercados e regiões.

O BCG aponta que uma “líder digital” consegue incorporar mudanças culturais e operacionais que proporcionam novas capacidades e descobrem outras formas de trabalhar. Empresas assim categorizadas também renovam o relacionamento com os clientes. Tudo isso é considerado essencial para criar vantagem competitiva e trazer mais valor ao negócio.

O estudo aponta três fatores-chave para o sucesso na expansão de projetos de transformação digital. Veja:

  1. Alinhamento entre C-levels

Os membros da alta gestão precisam estar alinhados a uma estratégia digital orientada para os negócios, para estimular a ação e impulsionar a habilitação de cima para baixo.

  1. Capacidades de construção

As empresas precisam de recursos críticos para expandir soluções digitais. Ser um líder digital significa desenvolver recursos para gerar insights de dados, alavancar a nuvem e construir uma força de trabalho qualificada e capacitada.

  1. Execução Always-On 

As empresas precisam estar atentas para continuar o processo de transformação digital, de olho em avanços tecnológicos para melhorar continuamente.



Matérias relacionadas

gestao de vulnerabilidades Estratégia

Gestão de vulnerabilidades: entenda o que é e como colocar o conceito em prática

A segurança é um ponto cada vez mais crítico para as organizações, que precisam adotar medidas específicas para identificar e fazer a gestão de vulnerabilidades

ciberseguranca Estratégia

Big Data Analytics e Inteligência Artificial são pilares da cibersegurança

Para a Gartner, a análise de dados e soluções automatizadas são determinantes para a proteção de dados e estratégias de segurança digital

ciberseguranca pmes Estratégia

Falta de cibersegurança causa efeitos notórios nas PMEs, mostram pesquisas

Mais de 27% das pequenas e médias empresas (PMEs) não colocam a cibersegurança como prioridade no orçamento

migracao para cloud Estratégia

5 erros na migração para cloud

Planejamento e equipe capacitada estão entre os principais cuidados para as organizações que desejam fazer a migração para cloud