bcg

Adoção de tecnologia pode aumentar receita em até 25%, aponta BCG

2 minutos de leitura

Estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização



Por Redação em 15/07/2022

A adoção de soluções digitais pode gerar entre 9% e 25% de crescimento de receita, além de levar a redução de custos de 8% a 28%, segundo um novo estudo do Boston Consulting Group (BCG). Para chegar nesses números, é preciso escalar as soluções para toda a empresa, pois só a implementação de tecnologia não é o suficiente.

O estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização. Por isso, é interessante que se faça análise de casos de sucessos do mercado.

O processo também pode gerar benefícios qualitativos, como maior capacidade para integrar novos ecossistemas, maior resiliência de negócios e até um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado. O resultado é trazer uma melhor experiência para os clientes, baseado na premissa de que empresas que escalam soluções têm um maior desenvolvimento em suas diversas áreas.

O que as líderes digitais fazem, segundo BCG

Foram 2 mil empresas que participaram do estudo global do BCG, sendo que 30% delas foram categorizadas como líderes digitais. Segundo a pesquisa, essas companhias conseguiram passar da etapa de projetos piloto e colocá-los em operação, incorporando totalmente as soluções digitais em suas organizações, mercados e regiões.

O BCG aponta que uma “líder digital” consegue incorporar mudanças culturais e operacionais que proporcionam novas capacidades e descobrem outras formas de trabalhar. Empresas assim categorizadas também renovam o relacionamento com os clientes. Tudo isso é considerado essencial para criar vantagem competitiva e trazer mais valor ao negócio.

O estudo aponta três fatores-chave para o sucesso na expansão de projetos de transformação digital. Veja:

  1. Alinhamento entre C-levels

Os membros da alta gestão precisam estar alinhados a uma estratégia digital orientada para os negócios, para estimular a ação e impulsionar a habilitação de cima para baixo.

  1. Capacidades de construção

As empresas precisam de recursos críticos para expandir soluções digitais. Ser um líder digital significa desenvolver recursos para gerar insights de dados, alavancar a nuvem e construir uma força de trabalho qualificada e capacitada.

  1. Execução Always-On 

As empresas precisam estar atentas para continuar o processo de transformação digital, de olho em avanços tecnológicos para melhorar continuamente.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

hiperpersonalizacao fidelidade Estratégia

A hiperpersonalização é o próximo nível no mercado de fidelidade

Para Fernanda Barchese, da Livelo, a hiperpersonalização permitirá o acompanhamento da jornada do cliente e as escolhas das melhores recompensas

instituicoes Estratégia

Inteligência artificial eleva o poder das instituições  

Para Tania Cosentino, da Microsoft, em pouco tempo não viveremos mais sem a inteligência artificial

Estratégia

Especialista defende ‘Cloud First’ diante da digitalização dos negócios

Segundo episódio da terceira temporada da websérie da Embratel, com Silvio Meira, debate o papel da migração das empresas para a nuvem

omnichannel Estratégia

Omnichannel: qual o próximo passo?

Para Amanda Andreone, a oferta ao cliente baseada em insights e dados é o grande caminho