A tecnologia está entrando cada vez mais em cena no setor de varejo, e a black friday será amplamente beneficiada por isso. Uma pesquisa da McKinsey revelou que 71% dos consumidores esperam ofertas personalizadas das empresas. Nesse sentido, a inteligência artificial (IA) e a automação são destaques, por oferecerem eficiência ao processo de vendas, além de inúmeras possibilidades de personalização. Outro ponto de destaque é o melhor controle logístico, com entregas mais ágeis e sem quebras de estoque.
De acordo com Daniel Reginatto, CEO da Redrive, em entrevista à Rádio Tupi, “a automação permite lidar com um volume massivo de interações, mantendo a qualidade e a personalização que o cliente espera. Durante a black friday, conseguimos escalar essas interações sem perder o foco no cliente”.
A automação é essencial para escalar operações de vendas, especialmente em datas pontuais como black friday, natal, dia das mães, dia dos pais, entre outros. A Grand View Research fez um estudo que apontou que o mercado global de IA no varejo foi avaliado em US$ 11,61 bilhões em 2024. A estimativa é de crescimento anual composto (CAGR) de 23,0% de 2025 a 2030.
IA para as vendas e aprimoramento do atendimento personalizado
Segundo a McKinsey & Company, a IA tem feito a diferença na personalização dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. O uso de assistentes virtuais e de tecnologias de aprendizado de máquina por parte das empresas tem aumentado. Com a eficiência dos processos, as empresas conseguem atender aos consumidores, mantendo um alto nível de personalização, agregando segurança, transparência e privacidade de dados em todo o processo.
Reginatto aponta que, à medida que as tecnologias de IA e automação evoluem, a tendência é que sua adoção se torne cada vez mais comum. “Especialmente em datas especiais, como a black friday”.
A McKinsey afirma que as empresas que equilibrarem o uso das ferramentas tecnológicas com interações humanas descobrirão a fórmula para o sucesso, pois estarão mais preparadas no longo prazo.
Especialistas detalham o cenário do déficit de talentos em TIC e pontuam formas de combater
Saiba mais