ia vendas Imagem gerada por Inteligência Artificial

Black Friday: IA é o novo motor de vendas do varejo

2 minutos de leitura

Veja como a IA e a automação estão transformando as vendas, otimizando processos e personalizando a experiência do cliente



Por Redação em 13/11/2024

A tecnologia está entrando cada vez mais em cena no setor de varejo, e a black friday será amplamente beneficiada por isso. Uma pesquisa da  McKinsey revelou que 71% dos consumidores esperam ofertas personalizadas das empresas. Nesse sentido, a inteligência artificial (IA) e a automação são destaques, por oferecerem eficiência ao processo de vendas, além de inúmeras possibilidades de personalização. Outro ponto de destaque é o melhor controle logístico, com entregas mais ágeis e sem quebras de estoque.

De acordo com Daniel Reginatto, CEO da Redrive, em entrevista à Rádio Tupi, “a automação permite lidar com um volume massivo de interações, mantendo a qualidade e a personalização que o cliente espera. Durante a black friday, conseguimos escalar essas interações sem perder o foco no cliente”.

A automação é essencial para escalar operações de vendas, especialmente em datas pontuais como black friday, natal, dia das mães, dia dos pais, entre outros. A Grand View Research fez um estudo que apontou que o mercado global de IA no varejo foi avaliado em US$ 11,61 bilhões em 2024. A estimativa é de crescimento anual composto (CAGR) de 23,0% de 2025 a 2030.

IA para as vendas e aprimoramento do atendimento personalizado

ia vendas

Segundo a McKinsey & Company, a IA tem feito a diferença na personalização dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. O uso de assistentes virtuais e de tecnologias de aprendizado de máquina por parte das empresas tem aumentado. Com a eficiência dos processos, as empresas conseguem atender aos consumidores, mantendo um alto nível de personalização, agregando segurança, transparência e privacidade de dados em todo o processo.  

Reginatto aponta que, à medida que as tecnologias de IA e automação evoluem, a tendência é que sua adoção se torne cada vez mais comum. “Especialmente em datas especiais, como a black friday”. 

A McKinsey afirma que as empresas que equilibrarem o uso das ferramentas tecnológicas com interações humanas descobrirão a fórmula para o sucesso, pois estarão mais preparadas no longo prazo.


Especialistas detalham o cenário do déficit de talentos em TIC e pontuam formas de combater

Saiba mais


Matérias relacionadas

dados Estratégia

UE e Japão concluem acordo sobre fluxo de dados entre países

Compartilhamento de dados entre União Europeia e Japão marca era de cooperação digital

IA estratégica Estratégia

Jornada para IA estratégica envolve nove níveis

Modelo de Capacidade de Inteligência Artificial é explicado pelo especialista Sílvio Meira

Paulo Martins IA e cibersegurança Estratégia

Como a IA e a cibersegurança podem caminhar juntas para o próximo nível?

O avanço da IA generativa pode trazer riscos à segurança. Porém, segundo Paulo Martins, a ferramenta também é uma aliada na prevenção, detecção e tratamento de ataques

Estratégia

Morre Miriam Aquino, deixando seu legado na história do jornalismo setorial

A empresária e comunicadora Miriam Aquino, referência no jornalismo especializado em telecom, faleceu nesta terça-feira, deixando inúmeras contribuições para o setor