tic da america latina

Brasil tem 30% do mercado de TIC da América Latina 

2 minutos de leitura

Conhecido pela sigla TIC, segmento também empregou 2 milhões de profissionais, de acordo com Brasscom



Por Redação em 22/04/2024

Os números do mercado de telecom e TI (TIC) indicam que o setor respondeu por 6,5% do PIB em 2023, em função da movimentação de R$ 707,7 bilhões no período. Isso significa um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. E mais: o setor empregava 2,05 milhões de profissionais e também representava 30% do mercado de TIC na América Latina. O país também manteve a posição de 10° maior em produção de TIC no mundo. 

Os dados são da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) e fazem parte do Relatório Setorial 2023 do Macrossetor de TIC. Nesse grupo estão as empresas de tecnologia e telecom (TIC), o subsegmento das operadoras de telecomunicações e o chamado TI in House, formado pelos profissionais de tecnologia que atuam internamente em empresas de outros segmentos. 

A entidade aponta, ainda, que são esperados investimentos de R$ 729 bilhões em tecnologias de transformação digital até 2027. Esse indicativo positivo explica em parte o volume de profissionais empregados no segmento, que são 4% dos empregos nacionais, tendo agregado 29 mil postos de trabalho em 2023, com média salarial 2,1 vezes maior do que a média nacional.

A Brasscom também destacou que houve uma queda de 15,4% no subsegmento de hardware na área de telecom e TI, mas as outras áreas mostraram um incremento, caso do mercado de softwares (21,6%), serviços (33%), nuvem (25%) e exportações (9%). No geral, o mercado interno para TIC (não inclui nem operadoras de telecom e nem TI in House) foi de R$ 302 bilhões, ou seja, um incremento de 8,4% em relação a 2022. 

Conectividade

tic na america latina

O documento também traz um balanço da conectividade no Brasil, mostrando que o país tinha 82,8% de usuários com acesso à internet até dezembro de 2022. Trata-se de uma média acima do índice mundial (67,9%) e próxima dos Estados Unidos (88,9%) e Europa (89,2%). 

Segundo a Brasscom, o número de usuários de internet aumentou a uma taxa anual de 5,3% entre 2015 e 2022, com a inclusão de 55 milhões de pessoas. Outra tendência é a rota de universalização de usuários entre as classes de menor renda. Na classe C, por exemplo, o percentual é de 85% e, nas classes D-E, ele chega a 66%. Nas classes A e B, a participação é maior, respectivamente, 95% e 93%.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

lideranca corporativa ia Estratégia

Liderança corporativa e IA para otimização de processos

Ferramentas apoiam a liderança e ditam novos rumos estratégicos para as empresas

open gateway Estratégia

Open Gateway avança no Brasil, segundo Infobip

Ferramentas antifraude estão entre os destaques do mercado financeiro

cisos Estratégia

Pesquisa mostra que 97% dos CISOs usam IA para diminuir erros humanos 

Levantamento envolveu executivos de 16 países, incluindo brasileiros