Saiba como controlar os fluxos operacionais com precisão, aumentando ainda mais a produtividade da empresa com a Gestão de Processos da Embratel.
Sempre quando o assunto “gestão de processos” aparece nas reuniões de negócios, o primeiro pensamento é “tecnologia”. De fato, padronizar os processos empresariais se tornou mais fácil, uma vez que a automação tem ajudado as empresas nesse desafio.
Porém, antes mesmo da popularização dos softwares de automação de processos, há essa dúvida: o que é gestão de processos? Não há uma resposta absoluta e cada área de uma empresa pode entender esse conceito de forma particular.
No geral, o gerenciamento de processos acontece quando os fluxos operacionais de uma organização estão alinhados com os processos dela. Para isso, é possível implementar arquiteturas operacionais, KPI’s e, até mesmo, educar e organizar os gerentes.
FIQUE POR DENTRO: Compliance em TI: qual é a sua importância para a segurança da informação?
Tudo isso no intuito de controlar os fluxos operacionais com precisão, aumentando a produtividade da empresa ao mesmo tempo que ela consegue reduzir os custos. Daí a importância, hoje, da automação na gestão operacional.
Num momento que as empresas buscam fazer mais com menos, elas traçam estratégias de produtividade que vão se refletir, assim elas esperam, em resultados positivos.
Portanto, o uso de tecnologias de automação para gerenciar os processos pode ajudar nessa jornada. Contudo, é preciso entender que uma solução tecnológica não é fim, é o meio. Assim, a gestão de processos deve ser orientada a resultados de negócios.
Se a sua empresa busca o gerenciamento para padronizar processos empresariais, entenda neste artigo como a solução da Embratel lhe ajuda nesse desafio, trazendo visibilidade de todo o seu negócio.
O que é a solução Gestão de Processos da Embratel?
Gestão de Processos da Embratel é uma solução que vai ajudar sua empresa a mapear todos os processos a partir de vários meios: com a consultoria de um time de especialistas, o uso de diversas ferramentas, dentre outros.
O objetivo é padronizar processos empresariais garantindo a visibilidade de todas as funções organizacionais da sua empresa. Com isso, você terá maior assertividade na estratégia de levar produtividade e redução de custos para a empresa.
Mas como ter essa visibilidade dos processos e garantir qualidade operacional?
Simples, a solução da Embratel é baseada em duas metodologias: a LEAN e a BPMN 2.0.
Com a LEAN, especialistas vão lhe ajudar a identificar e enxugar processos, minimizando desperdícios de produtividade e financeiros. Assim, você consegue entregar valor aos seus clientes, mas sem abrir mão da qualidade.
Já BPMN 2.0 é uma notação que trará uma linguagem universal ao fluxograma do modelo de negócio apresentado. Ou seja, a metodologia é feita para que todos do time – de negócios e de TI – entendam a gestão de processos a partir de um padrão.
Essa visão holística dos processos pode acontecer por meio de três ofertas: consultoria, BPO e BPMO.
Consultoria
Nesse modelo de contratação, a Embratel terá um papel consultivo no mapeamento dos processos de negócio. Assim, você conseguirá identificar pontos fracos do gerenciamento.
Para a sua empresa, é a possibilidade de melhorar os processos, reduzir os custos e aumentar a produtividade.
BPO
BPO é a sigla em inglês para Business Process Outsourcing (Terceirização dos Processos de Negócio, em tradução livre). Como diz o próprio nome, nessa contratação, os processos de negócio são delegados para a Embratel.
Isso significa que você verá um aumento da produtividade do seu time, porque a Embratel será responsável por:
- Implementação;
- Manutenção;
- Planejamento;
- Gerenciamento dos processos.
A solução BPO de Gestão de Processos vai analisar todos os fluxos com a utilização de ferramentas. A vantagem é que você terá um conhecimento mais profundo dos processos empresariais, aumentando a eficiência operacional com redução de custos.
BPMO
BPMO (Business Process Managment Office) tem como tradução livre Escritório de Gestão de Processos de Negócio. É a criação de um setor específico ou célula que vai mapear os processos e redesenhá-los para automatizá-los o máximo possível.
Com a Embratel, todos eles serão revisados e mapeados. Padronizá-los será possível após a entrega de uma documentação com papéis e responsabilidades definidos.
As métricas e indicadores entregues nesta oferta ainda trazem outro benefício: a detecção de pontos falhos e como melhorá-los. Vale destacar que o BPO da Embratel também atua na fase de implementação da gestão de processos.
As vantagens do gerenciamento de processos
É imperativo que as empresas tenham processos de negócios claros, eficientes e adaptáveis. No entanto, gerentes podem criar fluxos que não se encaixam na estrutura organizacional da empresa.
Por isso, olhar a Embratel como uma parceira vai fornecer não só um conhecimento de todos esses processos e qualidade operacional, mas também:
– Agilidade nos negócios
O mercado muda muito rápido e ter os processos bem desenhados vai garantir se adaptar a essas mudanças e de pausar, rever e alterar fluxos caso eles não se encaixem.
– Produtividade e eficiência
A gestão de processos pode automatizar tarefas manuais. Se você busca meios de como aumentar a produtividade da empresa, essas metodologias podem reduzir gargalos nos fluxos e possível lentidão.
– Conformidade e segurança:
Estamos em um momento em que os dados são uma questão crucial de segurança. O gerenciamento de processos permite mapear cada fluxo de trabalho de forma detalhada, assim como gerar uma documentação que atenda aos padrões de conformidade.
Para sua empresa, é ter uma visão de que os dados estão seguros e sua empresa está dentro de regulamentações como a LGPD (saiba como adequar seu negócio para a lei aqui).
– Melhoria contínua:
A gestão de processos vai fornecer diversas informações para que sua empresa consiga se adaptar e melhorar de forma contínua. Essas mudanças incrementais serão apoiadas por dados, facilitando a tomada de decisão.
Ter esse tipo de decisão é mais efetivo do que simplesmente realizar uma mudança repentina. Alterar um processo de cima para baixo pode aumentar os recursos e esforços do time, sem garantia de sucesso.
Tenha qualidade operacional com a Embratel
Já deu para perceber que a gestão de processos é necessária em qualquer empresa. E a solução da Embratel pode lhe apoiar em garantir a qualidade operacional e em tomadas de decisões que vão trazer resultados positivos ao seu negócio.
Além dos benefícios do tópico anterior, a parceria com a Embratel é ideal quando você busca também:
- Redução de custos;
- Padronização de processos;
- Aumento da qualidade operacional;
- Melhor aproveitamento do tempo;
- Controle e visibilidade sobre as funções de negócio para auxiliar nas tomadas de decisões gerenciais.
Padronizar processos empresariais é olhar para dentro da sua empresa, saber como ela funciona e conseguir ter maior eficiência operacional. Com a Embratel, o sucesso é garantido.
Clique no banner abaixo e entenda mais como a solução Gestão de Processos fará sua empresa criar novas soluções de processo e ter sucesso nas decisões comerciais.
Repassando o que vimos neste post
- Gestão de processos é a padronização dos processos empresariais.
- Essa padronização pode acontecer a partir da automação de tarefas e até mesmo uso de ferramentas.
- Para o negócio, é prover maior qualidade operacional, aumento de produtividade e redução de custos.
- Descubra mais sobre as ofertas da solução Gestão de Processos da Embratel e padronize as operações do seu negócio.