Como a Inteligência Artificial ajudou a criar dois perfumes

Como a Inteligência Artificial ajudou a criar dois perfumes

< 1 minuto de leitura

Projeto da rede O Boticário em parceria com a IBM e a alemã Symrise aconteceu em dois anos e resultou no lançamento de duas fragrâncias.



Por Redação em 05/06/2019

Principais destaques:
– O Boticário lançou duas fragrâncias desenvolvidas a partir de Inteligência Artificial;
– Empresa fechou parceria com IBM e uma empresa especialista em aromas e fragrância;
– Algoritmos de Machine Learning foram usados para a criação das fragrâncias.

Tecnologias emergentes podem transformar diversos mercados e o da perfumaria é um deles. O grupo O Boticário anunciou, no fim de maio, o desenvolvimento de duas fragrâncias feitas com a ajuda de Inteligência Artificial: Egeo ON You (Em Você) e Egeo ON Me (Em Mim).

Para criar os dois perfumes, O Boticário utilizou algoritmos avançados de Machine Learning da IBM Research e a expertise da Symrise, empresa alemã especialista em aromas e fragrâncias, para criar o Phylira, sistema inédito da IBM criado para este trabalho.

O Phylira foi alimentado com milhões de dados – fórmulas, ingredientes, história da perfumaria e taxas de aceitação do consumidor – e a Inteligência Artificial foi responsável por cruzar esses dados e conseguir produtos mais próximos do que O Boticário buscava.

Após dois anos de desenvolvimento, o resultado foi a criação de duas fragrâncias sem gênero específico que levam frutas, flores, especiarias, madeiras e até caramelo e leite condensado. “O que parecia uma combinação totalmente improvável resultou em fragrâncias que surpreenderam até mesmo a nossa equipe”, comentou Alexandre Bouza, head do Boticário, sobre criar uma “alquimia perfeita entre o homem e máquina”.

Outros usos da Inteligência Artificial

Quando a Inteligência Artificial está em pauta, ela é sempre relacionada a TI. Mas a tecnologia vai muito além. Ela pode ser um fator disruptivo da indústria farmacêutica, que tem como barreira criar novos modelos sustentáveis de negócios em meio à transformação digital.

Outro exemplo é a utilização da IA para desenvolver um software capaz de produzir artigos de forma autônoma ou até mesmo de aproximar colaboradores de uma empresa.



Matérias relacionadas

aplicações 5G Conectividade

5G avança e permite explorar novas aplicações

5G impacta positivamente a economia brasileira e o investimento, no período entre 2020 e 2035, deve chegar a US$ 1,2 trilhão

redes 5g Conectividade

Grandes projetos amadurecem mercado de redes privativas 5G

Retorno de investimentos, em iniciativa de larga escala em produção, reforça criação de casos de uso que exploram funcionalidades e segurança, em modelos transformadores de operações e negócios

energia data centers Conectividade

Energia é uma das preocupações com data centers

Apesar disso, o Ceará, especialmente a capital Fortaleza, tem se consolidado como o principal polo de data centers do Nordeste

prêmio ABDI Conectividade

Embratel conquista Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas em três categorias

Cases foram reconhecidos como referência em segmentos como Indústria 4.0, Logística e Audiovisual