Como a Inteligência Artificial ajudou a criar dois perfumes

Como a Inteligência Artificial ajudou a criar dois perfumes

< 1 minuto de leitura

Projeto da rede O Boticário em parceria com a IBM e a alemã Symrise aconteceu em dois anos e resultou no lançamento de duas fragrâncias.



Por Redação em 05/06/2019

Principais destaques:
– O Boticário lançou duas fragrâncias desenvolvidas a partir de Inteligência Artificial;
– Empresa fechou parceria com IBM e uma empresa especialista em aromas e fragrância;
– Algoritmos de Machine Learning foram usados para a criação das fragrâncias.

Tecnologias emergentes podem transformar diversos mercados e o da perfumaria é um deles. O grupo O Boticário anunciou, no fim de maio, o desenvolvimento de duas fragrâncias feitas com a ajuda de Inteligência Artificial: Egeo ON You (Em Você) e Egeo ON Me (Em Mim).

Para criar os dois perfumes, O Boticário utilizou algoritmos avançados de Machine Learning da IBM Research e a expertise da Symrise, empresa alemã especialista em aromas e fragrâncias, para criar o Phylira, sistema inédito da IBM criado para este trabalho.

O Phylira foi alimentado com milhões de dados – fórmulas, ingredientes, história da perfumaria e taxas de aceitação do consumidor – e a Inteligência Artificial foi responsável por cruzar esses dados e conseguir produtos mais próximos do que O Boticário buscava.

Após dois anos de desenvolvimento, o resultado foi a criação de duas fragrâncias sem gênero específico que levam frutas, flores, especiarias, madeiras e até caramelo e leite condensado. “O que parecia uma combinação totalmente improvável resultou em fragrâncias que surpreenderam até mesmo a nossa equipe”, comentou Alexandre Bouza, head do Boticário, sobre criar uma “alquimia perfeita entre o homem e máquina”.

Outros usos da Inteligência Artificial

Quando a Inteligência Artificial está em pauta, ela é sempre relacionada a TI. Mas a tecnologia vai muito além. Ela pode ser um fator disruptivo da indústria farmacêutica, que tem como barreira criar novos modelos sustentáveis de negócios em meio à transformação digital.

Outro exemplo é a utilização da IA para desenvolver um software capaz de produzir artigos de forma autônoma ou até mesmo de aproximar colaboradores de uma empresa.



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede