Como a Inteligência Artificial ajudou a criar dois perfumes

Como a Inteligência Artificial ajudou a criar dois perfumes

< 1 minuto de leitura

Projeto da rede O Boticário em parceria com a IBM e a alemã Symrise aconteceu em dois anos e resultou no lançamento de duas fragrâncias.



Por Redação em 05/06/2019

Principais destaques:
– O Boticário lançou duas fragrâncias desenvolvidas a partir de Inteligência Artificial;
– Empresa fechou parceria com IBM e uma empresa especialista em aromas e fragrância;
– Algoritmos de Machine Learning foram usados para a criação das fragrâncias.

Tecnologias emergentes podem transformar diversos mercados e o da perfumaria é um deles. O grupo O Boticário anunciou, no fim de maio, o desenvolvimento de duas fragrâncias feitas com a ajuda de Inteligência Artificial: Egeo ON You (Em Você) e Egeo ON Me (Em Mim).

Para criar os dois perfumes, O Boticário utilizou algoritmos avançados de Machine Learning da IBM Research e a expertise da Symrise, empresa alemã especialista em aromas e fragrâncias, para criar o Phylira, sistema inédito da IBM criado para este trabalho.

O Phylira foi alimentado com milhões de dados – fórmulas, ingredientes, história da perfumaria e taxas de aceitação do consumidor – e a Inteligência Artificial foi responsável por cruzar esses dados e conseguir produtos mais próximos do que O Boticário buscava.

Após dois anos de desenvolvimento, o resultado foi a criação de duas fragrâncias sem gênero específico que levam frutas, flores, especiarias, madeiras e até caramelo e leite condensado. “O que parecia uma combinação totalmente improvável resultou em fragrâncias que surpreenderam até mesmo a nossa equipe”, comentou Alexandre Bouza, head do Boticário, sobre criar uma “alquimia perfeita entre o homem e máquina”.

Outros usos da Inteligência Artificial

Quando a Inteligência Artificial está em pauta, ela é sempre relacionada a TI. Mas a tecnologia vai muito além. Ela pode ser um fator disruptivo da indústria farmacêutica, que tem como barreira criar novos modelos sustentáveis de negócios em meio à transformação digital.

Outro exemplo é a utilização da IA para desenvolver um software capaz de produzir artigos de forma autônoma ou até mesmo de aproximar colaboradores de uma empresa.



Matérias relacionadas

Conectividade

Londres lança política de inclusão digital para conectar um quarto da população

Quase 2 milhões de londrinos têm acesso limitado à Internet, enquanto 3% não tem nenhum acesso. Programa social visa atacar esse déficit.

Conectividade

Internet avança nas áreas rurais do Brasil

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, o uso de internet no país aumentou durante a pandemia, em todas as regiões, embora a conectividade no campo ainda seja menor

Conectividade

Assinaturas 5G podem chegar a 4,4 bilhões até 2027, segundo Ericsson

Número de assinaturas 5G já chegou a 1 bilhão no mundo e a percepção é que a nova tecnologia está avançando mais rápido que as antecessoras

conexao 5g Conectividade

Claro inaugura serviço de 5G+ em Brasília

A capital do Distrito Federal será a primeira a ter o serviço de 5G+ na faixa de 3,5 GHz da Claro, habilitando melhores experiências aos seus clientes