Já não é mais novidade que as vendas online tiveram grande impulso durante a pandemia e a tendência é de que os consumidores continuem utilizando este canal, mesmo com o arrefecimento da Covid-19. E a prova disso, de acordo com informações do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SVBC) e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, considerando as 300 maiores empresas do varejo no Brasil, pelo menos 75% delas adotaram soluções para o e-commerce.
O percentual é um destaque do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, da SBVC, que mostra que o número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 225 (o que representa alta de 38,89%) nos últimos dois anos.
Setor supermercadista foi o que mais cresceu
Conforme Serrentino, o destaque foi o setor supermercadista, que, entre 2019 e 2021, passou de 28% para 61% de lojas virtuais. “A pandemia acelerou as mudanças de comportamento por parte do consumidor e levou as empresas a abrirem novos canais de vendas, relacionamento e engajamento”, disse o especialista.
As 300 empresas listadas no ranking registraram, juntas, faturamento bruto de R$ 892,426 bilhões (dado de 2021), o que representa quase R$ 100 bilhões a mais que a edição anterior. Já as cinco maiores varejistas pesquisadas (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas) responderam por 26,86% do faturamento, somando R$ 239,761 bilhões.
Tecnologia é determinante
Para Serrentino, a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. “A inteligência de dados permite entender melhor o comportamento e as demandas dos clientes. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial e a integração de processos melhorou o supply chain das empresas. E tudo isso será ainda mais acelerado com o 5G”, destacou (veja mais detalhes neste conteúdo do Próximo Nível).