Como uma indústria altamente regulada, regada por vasta carga de conteúdo tecnológico e de engenharia, organiza seu plano de voo para o futuro? Na Embraer a resposta recebeu o nome de Embraer-X, uma iniciativa criada para monitorar demandas internas e, principalmente, acompanhar as inovações, para colocar a companhia no mundo digital.
“A Embraer-X é uma empresa que tem que ser, ao mesmo tempo, uma incubadora e uma aceleradora. Funciona como um ambiente protegido para fazer experimentação de ideias ousadas, e sempre olha iniciativas e oportunidades que, pelos critérios usuais, não seriam priorizadas”, descreve Daniel Moczydlower, presidente e CEO da Embraer-X.
Esta estratégia segue em paralelo, mas sempre respeitando o plano de voo estabelecido pela empresa mãe, no qual estão as prioridades do negócio. Uma lista que, segundo Moczydlower, orienta o olhar da companhia para novas tecnologias e soluções digitais.
Durante o Web Summit Rio 2023, Daniel Moczydlower conversou com o podcast Próximo Nível, e disse que monitora o ecossistema de empresas e soluções digitais tanto para incorporar o modelo “à nossa forma de trabalho, quanto para criar os nossos próprios produtos digitais. Estar em um evento como este tem tudo a ver com a nossa estratégia de exercitar a ambidestria”, pontuou.
Falando sobre as prioridades que a Embraer definiu como bússola para o monitoramento do mundo digital, Moczydlower revelou que no topo da lista está a neutralidade de carbono, um compromisso assumido globalmente pela indústria aérea até 2050. “Olhamos com atenção todas as tecnologias e possibilidades de negócios que nos ajudem a descarbonizar a indústria de aviação. Este é o nosso maior desafio e a maior prioridade, porque precisamos encontrar caminhos”, comentou.
O segundo foco é o voo autônomo, algo mais distante para o transporte de passageiros, mas já em uso na área militar e muito factível no transporte de cargas, segundo o executivo. “No transporte de passageiros temos trabalhado com o que chamamos de operação simplificada, a aplicação de inteligência artificial e todos os algoritmos presentes na aeronave para reduzir a carga de trabalho da tripulação, especialmente do piloto, nos momentos mais críticos de decolagem e pouso. Seria quase um copiloto robô, que simplifica e torna mais fácil a vida do piloto”, explica o CEO da Embraer-X.
Na sequência das prioridades também aparecem a inteligência artificial aplicada na operação da companhia, assim como os conceitos e tecnologias de indústria 4.0, robótica e cibersegurança. “Estes temas são revistos a cada ano e direcionam o nosso foco de colaboração, parceria com universidades, investimentos em startups e as áreas de negócios que a Embraer-X, por exemplo, vai olhar com mais atenção”, afirma Daniel Moczydlower.
Ouça aqui o episódio com Daniel Moczydlower, na série especial Web Summit 2023, do podcast Próximo Nível.