Web Summit
embraer web summit Daniel Moczydlower, presidente e CEO da Embraer-X

Como a Embraer orienta prioridades e investimentos no mundo digital

2 minutos de leitura

Gigante do setor aéreo lista temas de inovação e tecnologia relevantes para o negócio



Por Redação em 10/05/2023

Como uma indústria altamente regulada, regada por vasta carga de conteúdo tecnológico e de engenharia, organiza seu plano de voo para o futuro? Na Embraer a resposta recebeu o nome de Embraer-X, uma iniciativa criada para monitorar demandas internas e, principalmente, acompanhar as inovações, para colocar a companhia no mundo digital.

“A Embraer-X é uma empresa que tem que ser, ao mesmo tempo, uma incubadora e uma aceleradora. Funciona como um ambiente protegido para fazer experimentação de ideias ousadas, e sempre olha iniciativas e oportunidades que, pelos critérios usuais, não seriam priorizadas”, descreve Daniel Moczydlower, presidente e CEO da Embraer-X.

embraer web summit
Crédito: Stephen McCarthy/Web Summit Rio – Flickr

Esta estratégia segue em paralelo, mas sempre respeitando o plano de voo estabelecido pela empresa mãe, no qual estão as prioridades do negócio. Uma lista que, segundo Moczydlower, orienta o olhar da companhia para novas tecnologias e soluções digitais.

Durante o Web Summit Rio 2023, Daniel Moczydlower conversou com o podcast Próximo Nível, e disse que monitora o ecossistema de empresas e soluções digitais tanto para incorporar o modelo “à nossa forma de trabalho, quanto para criar os nossos próprios produtos digitais. Estar em um evento como este tem tudo a ver com a nossa estratégia de exercitar a ambidestria”, pontuou.

Falando sobre as prioridades que a Embraer definiu como bússola para o monitoramento do mundo digital, Moczydlower revelou que no topo da lista está a neutralidade de carbono, um compromisso assumido globalmente pela indústria aérea até 2050. “Olhamos com atenção todas as tecnologias e possibilidades de negócios que nos ajudem a descarbonizar a indústria de aviação. Este é o nosso maior desafio e a maior prioridade, porque precisamos encontrar caminhos”, comentou.

O segundo foco é o voo autônomo, algo mais distante para o transporte de passageiros, mas já em uso na área militar e muito factível no transporte de cargas, segundo o executivo. “No transporte de passageiros temos trabalhado com o que chamamos de operação simplificada, a aplicação de inteligência artificial e todos os algoritmos presentes na aeronave para reduzir a carga de trabalho da tripulação, especialmente do piloto, nos momentos mais críticos de decolagem e pouso. Seria quase um copiloto robô, que simplifica e torna mais fácil a vida do piloto”, explica o CEO da Embraer-X.

Na sequência das prioridades também aparecem a inteligência artificial aplicada na operação da companhia, assim como os conceitos e tecnologias de indústria 4.0, robótica e cibersegurança. “Estes temas são revistos a cada ano e direcionam o nosso foco de colaboração, parceria com universidades, investimentos em startups e as áreas de negócios que a Embraer-X, por exemplo, vai olhar com mais atenção”, afirma Daniel Moczydlower. 

Ouça aqui o episódio com Daniel Moczydlower, na série especial Web Summit 2023, do podcast Próximo Nível.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

tic da america latina Estratégia

Brasil tem 30% do mercado de TIC da América Latina 

Conhecido pela sigla TIC, segmento também empregou 2 milhões de profissionais, de acordo com Brasscom

riscos de continuidade de negócios Estratégia

Ruptura operacional lidera os riscos de continuidade de negócios

Pesquisa mostra que 45% das empresas sofreram algum tipo de incidente que paralisou suas operações nos últimos 12 meses

digitalizacao da economia Estratégia

Digitalização para a nova economia do Brasil é tema no Web Summit Rio

Jornalista Christiane Pelajo conduziu o debate entre Rodrigo Marques, da Claro; Luiza Trajano, da Magazine Luiza; e Mate Pencz, da Loft

seguranca digital e-commerce Estratégia

Pesquisa: segurança digital de e-commerce atinge 95% no Brasil

BigDataCorp lançou os resultados da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”