ecommercer

Estudo aponta crescimento de 55% no e-commerce global até 2025

2 minutos de leitura

Previsão é do The Global Payments Report 2022, que aponta que no mundo, a expansão será de 55%, mas no Brasil, a perspectiva é de um aumento de 95%



Por Redação em 29/03/2022

O relatório The Global Payments Report 2022 aponta que o mercado global de e-commerce deve crescer mais de 55,3% até 2025, atingindo US$ 8 trilhões (no valor total de transações). No Brasil, o estudo indica que o aumento deverá ser de 95% no mesmo período, chegando a US$ 79 bilhões.   

O levantamento constatou o novo comportamento do consumidor brasileiro, que reduziu o uso de dinheiro em espécie. Cartões de crédito aparecem como principal meio de pagamento, com 44,7% do valor das transações do comércio eletrônico em 2021. As transferências bancárias, cartões de débito, carteiras digitais e boleto bancário respondem, cada uma, por mais de 10% dos gastos com comércio eletrônico.  

Já o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado. Em 2018, essa era a modalidade de pagamento principal, mas, em 2021, representava menos de um terço. A previsão é de que o uso fique abaixo de 25% até 2024. O Pix, por sua vez, já se mostra consolidado como meio de pagamento instantâneo. 

Varejo demanda soluções de tecnologia para atender os novos consumidores

O relatório identificou uma pequena recuperação dos pontos de venda físicos (13,4%), reduzindo os impactos que o varejo enfrentou durante a pandemia. No entanto, ao examinar as tendências em relação aos meios de pagamento em 41 países e em cinco regiões, a constatação é de forte avanço dos meios online.

Os métodos eletrônicos de pagamento devem se tornar cada vez mais relevantes na Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, França, Hong Kong, Índia, Nova Zelândia, Singapura, Reino Unido e EUA, forçando o varejo a buscar, cada vez mais, novas soluções de tecnologia para atender à demanda dos consumidores.

No Brasil, a previsão é de que os pagamentos eletrônicos saltem de 10,9% para quase 18% em 2025. “Mesmo com mais clientes retornando às lojas físicas, não há volta com relação às inovações que temos visto nos meios de pagamento e comércio eletrônico”, afirmou Juan Pablo D´Antiochia, vice-presidente Sênior da Worldpay from FIS para a América Latina, responsável pela elaboração do The Global Payments Report 2022. 


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

nuvem Estratégia

Gastos com infraestrutura de nuvem chegam a U$ 33 bi

Investimentos crescem no primeiro tri de 2024

lideranca corporativa ia Estratégia

Liderança corporativa e IA para otimização de processos

Ferramentas apoiam a liderança e ditam novos rumos estratégicos para as empresas

open gateway Estratégia

Open Gateway avança no Brasil, segundo Infobip

Ferramentas antifraude estão entre os destaques do mercado financeiro